Joan Laporta ilibado no Caso Negreira
Joan Laporta (IMAGO)

Joan Laporta ilibado no Caso Negreira

INTERNACIONAL31.05.202416:55

Pagamentos realizados pelo Barcelona ao ex-líder do Comité Técnico de Árbitros já prescreveram

Mais uma boa notícia para o Barcelona e o seu presidente, Joan Laporta. A Audiência de Barcelona decidiu esta sexta-feira ilibar Laporta dos pagamentos que o clube fez a José María Enríquez Negreira, e ao seu filho Javier, quando o primeiro trabalhava no Comité Técnico de Árbitros (CTA), onde esteve até 2018.

A prescrição desses pagamentos foi, segundo a imprensa espanhola, o principal motivo por trás desta decisão.

Laporta, que terminou o seu primeiro mandato como presidente dos blaugrana em 2010, era acusado de subornar o CTA, no entanto, a justiça já anulara essa acusação na semana passada.

A agência EFE afirma que a 21ª secção do Tribunal Superior de Barcelona exonerou assim de qualquer responsabilidade penal «o presidente Joan Laporta e todos aqueles que eram membros do conselho de administração do clube Barça durante o seu mandato, entre 15 de junho de 2003 e 30 de junho de 2010, ou que faziam parte da estrutura organizativa do clube e tiveram responsabilidade efetiva na decisão de efetuar os pagamentos».

Em causa estavam os pagamentos de cerca de 7,6 milhões de euros, segundo a Marca, realizados a José Negreira, que esteve no CTA durante 17 anos, até 2018.