Jesus, golos e 'motards' na última vitória do Estrela sobre o Benfica
Jesus, em 2000, no Estrela da Amadora, ASF

Jesus, golos e 'motards' na última vitória do Estrela sobre o Benfica

NACIONAL28.01.202417:48

Amadorenses só venceram duas vezes as águias em toda a sua história; último confronto para a Liga na Reboleira remonta a 2009

Estrela da Amadora e Benfica encontram-se esta segunda-feira, no Estádio José Gomes na Reboleira, para a Liga, algo que não acontece desde 5 de abril de 2009.

Nessa altura, as águias venceram, por 2-1, beneficiando de bis de Cardozo e de uma equipa que tinha, por exemplo, Pablo Aimar e Rúben Amorim.

O Estrela da Amadora passou vários anos longe da Liga e os regressos recentes dos encarnados à Reboleira disseram respeito a Taça de Portugal (4-0, janeiro de 2021) e Taça da Liga (3-2, novembro de 2022).

Há, pois, muita história passada entre as duas equipas, que tiveram por exemplo em comum o treinador Jorge Jesus. Foi na Reboleira que mais se destacou antes de chegar aos grandes e pertence-lhe o último triunfo estrelista sobre o Benfica: 3-0.

Bossio foi o guarda-redes do Benfica, ASF

Dois golos do ponta de lança brasileiro Gaúcho e um de Kenedy, que já fora jogador do Benfica, selaram o resultado sobre a equipa de Jupp Heynckes, que alinhou com Bossio, Rojas, Ronaldo, Machairidis, Bruno Basto, Paulo Madeira, Maniche, Kandaurov, Calado, Nuno Gomes e Sabry.

Kenedy festeja golo ao Benfica, em 2000, ASF

No final da partida, Jesus estava feliz: «Foi uma bela vitória, não os deixámos jogar.» E o triunfo teve direito a dedicatória: «Dedico esta vitória aos motards da Amadora.» Nessa altura, o grupo de duas rodas apoiava regularmente a equipa.

Os motards da Amadora, ASF

A primeira vitória amadorense sobre o Benfica data, porém, de maio de 1998 e pertence a Fernando Santos. Esse mesmo. Treinou as duas equipas e a Seleção Nacional. 2-0, golos de Chainho e Jorge Andrade, sobre a equipa dirigida por Graeme Souness.

De resto, o Benfica é bem mais forte do que o Estrela da Amadora, seja na Reboleira, seja na Luz. Em termos gerais, 38 jogos, 30 vitórias das águias, 6 empates e 2 derrotas. 

Na primeira volta, na Luz, 2-0, golos de Tengstedt e Rafa.