Incrível: a seleção que precisa de perder para tentar ir ao Europeu
Irlanda envolvida em situação insólita para tentar ir ao Europeu (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Incrível: a seleção que precisa de perder para tentar ir ao Europeu

INTERNACIONAL17.10.202314:52

Em causa o acesso aos 'play-off' via Liga das Nações para a Irlanda

O Irish Mirror chama-lhe «uma peculiaridade bizarra nas regras da UEFA». Falamos do facto de, para se qualificar para o Euro-2024, ser melhor para a Irlanda... perder o jogo do próximo mês (18 de novembro) contra os Países Baixos, em Amesterdão, para o Grupo B (ver classificação em baixo), que tem a França já qualificada (18 pontos em 6 jogos) e tem Países Baixos (2.º, 12 pontos em 6 jogos) e Grécia (3.ª, 12 pontos em 7 jogos) a lutar pelo segundo lugar que também dá apuramento direto. Mais atrás surge e Irlanda, com 6 pontos em 7 jogos, já sem hipótese de apuramento direto, mas ainda a sonhar com o 'play-off', em que 12 equipas vão lutar pelas últimas três vagas em março do próximo ano. Ora, é aqui que a coisa começa a ficar 'interessante'.

É que as 12 equipas que vão disputar o 'play-off' vão ser definidas com base nos resultados obtidos na última edição da Liga das Nações, com as equipas com melhor ranking das Ligas A, B e C (quatro equipas de cada Liga) a terem uma segunda oportunidade, no caso de não se terem qualificado de forma direta. 

Segundo as regras da UEFA, se menos de quatro equipas de uma liga entrarem nos play-offs, a primeira vaga disponível é atribuída ao vencedor do grupo mais bem classificado da Liga D, que é a Estónia, com as vagas remanescentes atribuídas às equipas mais bem classificadas que ainda não se qualificaram. 

A Irlanda ocupa o 26.º lugar do 'ranking' e avançaria assim para os play-offs se os resultados correrem a seu favor e apenas quatro equipas acima dela na Liga B não se qualificarem automaticamente. Mas tudo isto só é possível se os Países Baixos terminarem à frente da Grécia. E para garantir que assim será, dá jeito à Irlanda perder com a formação de Ronald Koeman, uma vez que, ao contrário da Grécia, é uma seleção com melhor 'ranking' e que, portanto, lhe poderia roubar lugar no 'play-off'.

Tags: