Hotline Bling: o telefonema de Drake que salvou o Veneza da falência

Hotline Bling: o telefonema de Drake que salvou o Veneza da falência

INTERNACIONAL13.08.202417:45

Famoso rapper canadiano teve um papel essencial para ajudar a pagar as dívidas do recém-promovido italiano

Pode parecer irónico, mas, apesar de estar pouco acima do nível do mar, Veneza está nas nuvens. A cidade vive hoje tempos de festa no que ao desporto diz respeito, já que o clube local, o Veneza, está de volta à Serie A, a principal divisão do futebol italiano. A promoção à primeira divisão foi dramática, mas os Leoni ałati estão mesmo de volta aos grandes palcos. Contudo, nada disto seria possível sem a intervenção de uma improvável figura: Drake.

Parece insólito pensar que o famoso rapper canadiano foi, de alguma forma, responsável pelo recente sucesso do Veneza, mas é, precisamente, essa a história contada pela revista italiana GQ.

Veneza sobe à Serie A dois anos depois

2 junho 2024, 21:42

Veneza sobe à Serie A dois anos depois

Vitória por 1-0 sobre Cremonese na segunda mão do play-off (0-0 no primeiro jogo) devolveu equipa ao principal escalão do futebol italiano; junta-se a Parma e Como

Em 2021, tudo corria bem ao Veneza. O clube tinha sido promovido da Serie B para a Serie A pela primeira vez em 20 anos, estava a investir no plantel, num novo centro de treinos e na renovação do estádio. Porém, tudo mudou quando os Leoni ałati voltaram a descer de divisão, na época 2021/22. Foi preciso a chegada do novo diretor desportivo, Filippo Antonelli, para o Veneza sair do 19.º lugar da Serie B, para terminar o campeonato em oitavo lugar e evitar, pelo segundo ano consecutivo, mais uma descida de divisão.

Para a época de 2023/24, ainda na Série B, o otimismo voltou a reinar, mas as vastas despesas dos tempos em que o clube estava na primeira divisão fizeram com que o Veneza tivesse uma dívida considerável. Durante muito tempo, a equipa esteve na liderança da Serie B, mas também à beira da falência. Foi neste contexto que surgiu o telefonema de Drake. Pode dizer-se que a hotline (linha telefónica direta) tocou, em referência à música Hotline Bling, do canadiano.

Drake com o filho (IMAGO)

«Recebi um telefonema do Brad Katsuyama, coproprietário do Veneza e um bom amigo meu. Ele explicou-me o problema: o Veneza tinha de angariar 10 milhões de euros num par de semanas e, depois, pelo menos trinta milhões de euros em poucos meses, ou o clube ia à falência. Falei com o Drake, depois o Brad e eu discutimos os pormenores de como poderíamos ajudar. Em duas semanas chegámos a um acordo, angariámos o dinheiro necessário para pagar os salários e evitar a falência», explicou Matte Babel, membro da equipa de gestão de Drake.

A injeção de dinheiro do rapper canadiano foi fundamental para a equipa ser bem sucedida no final da temporada, tanto dentro como fora de campo. No fim da época 2023/24, o Veneza não só tinha conseguido voltar à Serie A, como também angariou mais de 36 milhões de euros de um grupo de investidores norte-americanos, alguns de longa data e muitos novos, graças ao rapper canadiano e à sua equipa. Os novos proprietários têm o objetivo de fazer do Veneza uma equipa de «classe mundial», segundo afirma a GQ.

Nem só em dinheiro se baseia a ajuda de Drake. O canadiano também assumiu a responsabilidade de 'vestir' o clube. O Veneza anunciou, na segunda-feira, que os equipamentos da equipa para a presente temporada serão fabricados pela NOCTA, a marca de roupas do rapper canadiano. Os novos equipamentos foram concluídos num prazo apertado, dado o tempo necessário para finalizar os acordos e angariar o dinheiro necessário para tirar o clube da falência. Assim, o Venezia iniciou a pré-época com camisolas simples, mas que chamaram a atenção do público.

Em comunicado, o clube afirmou que «um dos objetivos» na pareceria com a NOCTA é «aproveitar a popularidade global do futebol e chamar a atenção internacional para uma das cidades culturalmente mais significativas do mundo». «O Veneza sempre se posicionou como embaixador da cidade de Veneza, e o relacionamento do clube com a NOCTA reforçará a missão mais ampla do clube de celebrar a herança cultural da cidade», afirmou Fabrizia Monteleone, gerente de marca do clube.

Em termos desportivos, o Veneza já conta com vários reforços para atacar a temporada 2024/25. Gaetano Oristanio e Alfred Duncan são dois dos nomes que se juntam aos jogadores-chave que já estavam no clube, como Joel Pohjanpalo, o melhor marcador da Série B do ano passado, Gianluca Busio, entre outros. Além disso, a equipa será orientada pelo histórico treinador italiano, Eusebio Di Francesco.