Barcelona-Bayern, 4-1 'Hat-trick' de Raphinha estraga noite de Palhinha

INTERNACIONAL23.10.202422:18

Fantástica vitória do Barcelona diante do Bayern (4-1), por conta da extrema eficácia e sobretudo da magia do extremo brasileiro. Lewandowski e Harry Kane também marcaram. Médio português foi titular apenas pela segunda vez desde a chegada a Munique, mas... saiu destroçado

Que noite de sensações tão opostas para dois antigos jogadores do Sporting a que se viveu esta quarta-feira no Olímpico de Montjuíc, onde um Barcelona supereficaz arrasou um Bayern perdulário e perdido, vencendo por 4-1, em duelo da 3.ª jornada da Liga dos Campeões.

Raphinha, que grande noite do extremo brasileiro do Barcelona! (foto Imago)

Para Raphinha, o sonho tornado realidade; para João Palhinha… um pesadelo. O extremo brasileiro vestia pela 100.ª vez a camisola blaugrana e deixa a sua marca na história com um hat-trick, marcando logo aos 58 segundos, repetindo a dose no tempo de compensação antes do intervalo e, por fim, subindo aos céus com um golaço à passagem do minuto 56. Já o médio português, que surgiu no onze inicial dos bávaros (tal como Raphael Guerreiro) apenas pela segunda vez desde a sua chegada a Munique, teve confronto para esquecer, não tanto pelo que fez individualmente (apesar das dificuldades com o genial Pedri), mas sobretudo pelo desfecho coletivo com pesada derrota.

O jogo grande da 3.ª ronda encerrava outro duelo particular e não ficou desiludido quem o aguardou com expectativa: Harry Kane marcou, fazendo o 1-1 aos 18’; Lewandowski seguiu-lhe o rasto e fez o gosto ao pé aos 36’, no que, então, era o 2-1. Os dois grandes goleadores continuam a somar e a seguir nas respetivas contas individuais de remates certeiros: o polaco chegou aos 15 em 13 jogos esta época; o inglês vai em 14 num total de 11 partidas. Incrível!

Mas o grande herói foi Raphinha. Aliás, houve dois: Raphinha e… a notável eficácia do Barcelona que, ao quarto golo da noite, somava… quatro remates enquadrados. Notável.

O extremo brasileiro está a protagonizar um arranque de temporada estratosférico. Mas terá alguma vez pensado que, no seu 100.º embate pelos blaugrana, com o poderoso Bayern pela frente, levaria a bola para casa por conta de um hat-trick? Se o pensou, os nossos aplausos. Consegui-lo é merecedor de uma enorme vénia.

Ainda o ponteiro dos minutos não tinha completado uma volta e já Raphinha celebrava.  Desmarcado de forma perfeita por Fermín Lopez, isolou-se, foi por ali fora e, na cara do guarda-redes, sentou-o e atirou de pé esquerdo para o 1-0! O marcador assinalava 58 segundos!

A reação do Bayern foi imediata e, aos 10’, Harry Kane cabeceou para o 1-1. Estava, porém, fora de jogo e o lance foi anulado.

Ora, não contou à primeira, mas... contou à segunda. Aos 18',  Harry Kane marca um golaço de pé direito, à ponta de lança, a responder do melhor modo ao cruzamento teleguiado de Gnabry! Depois das ameaças, eis que a forte reação do Bayern ganhava forma no marcador.

Seguiu-se período de equilíbrio, até que surgiu Lewandowski, a encostar com o pé esquerdo para o 2-1, após grande insistência de Fermín López. Contas feitas, dois remates, dois golos para o Barcelona.

E antes do intervalo ainda haveria um terceiro remate e... já adivinhou? Sim, terceiro golo para os blaugrana, e novamente por Raphinha, agora de pé direito e com enorme classe a bisar. O jogo ia para intervalo com 3-1 no marcador. E apesar do equilíbrio e até da maior posse de bola por parte do Bayern, era a eficácia catalã a dar cartas neste grande duelo da 3.ª jornada da Champions.

Raphinha elevado às alturas pelos companheiros. Que noite memorável! (foto: Imago)

No arranque da segunda parte, surgiu aquele que poderia ter sido o momento de mudar a história por parte de Palhinha. O médio português, em boa posição, quase reduziu para o Bayern, mas, na sequência de ressalto após tentativa de Lewandowski, a bola acabou por sair ligeiramente ao lado! Palhinha saíria pouco depois, no meio de quatro substituições de uma assentada por parte de Vincent Kompany.

Por essa altura já Raphinha tinha feito um golaço para fechar o mágico hat-trick. O passe de Lamine Yamal é fenomenal, mas a receção, o domínio e o disparo de Raphinha são do outro mundo. Para ver e rever.

A história do jogo pouco mais motivos de interesse teve. O Bayern ainda tentou reduzir os estragos, mas o Barcelona estava demasiado confortável no jogo; e Raphinha ainda teve direito a substituição por parte de Hansi Flick para a merecida ovação.

O Bayern sofreu assim a segunda derrota seguida, sabendo que o duelo que se segue é a receção ao Benfica, a 6 de novembro; o Barça, que visitará a Luz a 21 de janeiro, soma a segunda vitória.