Yamal, ‘Lewa’ e Raphinha, um tridente que mete medo!

Os números da linha atacante do Barcelona neste início de época são avassaladores. Em 10 jornadas, líder de La Liga soma 33 golos, nos quais o trio participou em 75 por cento, muito acima do Real de Mbappé e Vinícius

É avassalador! Aquilo que o Barcelona está a fazer desde o início da temporada ultrapassa qualquer registo dos últimos anos. E, para tal facto, muito estão a contribuir os números esmagadores protagonizados pelo trio atacante dos catalães, formado por Robert Lewandowski, Lamine Yamal e Raphinha, um tridente de meter medo aos melhores dos melhores.

Lewandowski e Lamine Yamal, experiência e juventude numa união perfeita de golos (foto: Imago)

Contas feitas, os blaugrana de Hansi Flick somam 39 golos (33 em La Liga e 6 na Champions) nos 12 jogos já realizados (10 nacionais e 2 internacionais), média de 3,25 por partida, e entre os principais participantes nesta fartura de remates certeiros surgem em grande destaque o jovem extremo espanhol, o antigo brasileiro de Sporting e V. Guimarães e o experiente internacional polaco, que ainda há dias ficou em branco frente a Portugal, na Liga das Nações. Juntos estiveram em 75 por cento dos golos do Barça desde o arranque da época.

Mas passemos aos números, começando por Lewandowski. Está imparável o ponta de lança de 36 anos, somando, em 2024/2025, um total de 14 golos com a camisola do Barcelona, aos quais ainda junta duas assistências, uma para Raphinha (que já assistiu o polaco três vezes) e outra para Yamal.

Raphinha, com fantástico início de época, já acertou seis vezes na baliza e são dele seis passes para golo, dos quais quatro para Lewandowski faturar – as outras duas assistências não envolveram golos dos restantes elementos do tridente.

E o que dizer do fantástico Lamine Yamal, 17 anos (feitos em julho) de puro talento, e que, depois de se ter sagrado campeão europeu com a camisola de Espanha, soma neste arranque de temporada um total de cinco golos e seis assistências, das quais duas para Lewandowski e outras duas para Raphinha.

O entendimento é total e, recorde-se, já estava a ser cozinhado na temporada passada sob o comando de Xavi Hernández. Mas a verdade é que, com Hansi Flick ao leme, o tridente ofensivo do Barcelona está imparável. Lamine Yamal está a três participações em golos de igualar os números de toda a época passada (marcou 7 e conseguiu igual número de passes bem sucedidos), Raphinha já tem mais de metade dos valores registados no total de 2023/2024 (10 golos e 11 assistências), tal como Lewandowski, matador em 14 ocasiões em 2024/2025, contra os 26 anteriores. Isto promete!

E, falando em promessas, resta agora saber como se comportarão os três goleadores de serviço do emblema catalão nos dois supertestes de fogo que se seguem: já amanhã, a receção no Olímpico de Montjuíc ao Bayern (no qual mora um Harry Kane que já marcou 13 golos em 10 encontros), num duelo da 3.ª jornada da Liga dos Campeões; e, no próximo sábado, a visita a Madrid, para enfrentar o Real, num El Clasico escaldante da 11.ª jornada de La Liga e no qual estará em jogo a liderança.

Mencionando o Real Madrid, e por comparação com o atual Barcelona, deixamos alguns dados do grande rival dos catalães. Os merengues somam 26 golos (menos 13 do que os blaugrana) em 13 jogos (têm mais um, pois disputaram a Supertaça Europeia), com média, também, muito inferior à do Barça: 2 golos por jogo (os catalães, recorde-se, têm 3,25).

Individualizando, Kilyan Mbappé já se destaca como o melhor do ataque blanco, com 8 golos e 1 assistência, seguindo-se Vinícius Júnior (5G e 5A) e Rodrygo (3G e 2A). Jude Bellingham, grande sensação da fase inicial da época anterior, esse, continua em branco…