Há cada vez mais magia de Harry Potter no Benfica

Nos últimos três jogos esteve em 50 por cento dos golos. Marcou 25 por cento do total desde que Lage tomou conta da equipa. Tirou sempre coelho da cartola na Champions

Revelou há pouco tempo que gosta de comer pizza nos dias de folga, que ocupa parte do tempo livre com videojogos e que fala turco e inglês, mas talvez importe mais aos benfiquistas os doces que lhes vai oferecendo em campo e a linguagem universal dos bons jogadores. Kerem Akturkoglu, contratado pelo Benfica no último dia do mercado de transferências de verão, está, seguramente, a ser uma agradável surpresa para a comunidade dos encarnados. O efeito inicial da magia do Harry Potter turco persiste. Está, aliás, mais intenso do que nunca.

Depois da derrota com o Feyenoord, o Benfica reagiu com três triunfos seguidos, sobre Rio Ave (5-0), Santa Clara (3-0) e Farense (2-1). Akturkoglu assinou o primeiro hat trick pelos encarnados contra os vila-condense e ofereceu a Carreras e Pavlidis os golos contra os algarvios. Teve, como tal, influência em 50 por cento dos golos do Benfica nessas três partidas, com três golos e duas assistências.

Akturkoglu estreou-se no Benfica com o Santa Clara, a 14 de setembro, justamente o primeiro jogo de Bruno Lage, que substituiu Roger Schmidt. Com o novo treinador o Benfica marcou 31 golos, oito dos quais com assinatura de Akturkoglu.

O internacional turco de 26 anos é o melhor marcador da equipa, com oito golos, seguindo-se Pavlidis (5) e Kokçu (4). Só os golos dele representam pouco mais de 1/4 (25,8 por cento) daqueles que a equipa marcou com Lage. Acrescentando-se mais quatro assistências percebe-se que está ligado a quase 40 por cento (38,7 por cento) dos golos da equipa com Lage.

O Benfica volta, agora, à Liga dos Campeões, amanhã, em Munique, com o Bayern, e as luzes do palco da maior competição de clubes não ofuscaram o brilho de Akturkoglu. Marcou em todos os jogos, com Estrela Vermelha, Atlético Madrid e Feyenoord — três golos que representam 42,9 por cento do total das águias na prova.

Bayern e Champions

Na última época, no Galatasaray, encontrou duas vezes os alemães na fase de grupos. Ficou em branco nos dois jogos que a equipa de Istambul perdeu, em casa por 1-3 (esteve em campo 75') e fora por 1-2 (90'). Mas Akturkoglu deixou marca na competição, marcando duas vezes contra o Man. United, na mesma fase da prova, em Istambul (um golo no empate a 3-3) e em Old Trafford (também um golo mas na vitória por 3-2).

Akturkoglu será titular em Munique e da magia dele dependerá, seguramente, muito um bom resultado dos encarnados. Qualquer benfiquista esperará mais uns coelhos da cartola do internacional turco.