Mustafa Sarigul treinou o avançado turco na que ainda é a época (2019/20) mais produtiva em golos e que lhe valeu o salto para o Galatasaray. Explicou o sucesso no Benfica e não tem dúvidas que vai durar pouco tempo na Luz
Kerem Akturkoglu tem sido o mais bem sucedido reforço de verão do Benfica e tem feito por justificar os 12 milhões de euros pagos pelas águias ao Galatasaray em cima do fecho do último mercado de transferências.
Os oito golos e quatro assistências conseguidos nos 11 jogos que já fez de águia ao peito, todos na condição de titular, espelham isso mesmo. Entrou de rompante na galeria dos reforços que marcaram logo na estreia (nos 4-1 caseiros ao Santa Clara, na 5.ª jornada da Liga, que marcou a estreia de Bruno Lage no comando técnico) e daí partiu para série de sete jogos consecutivos sempre a marcar ou a assistir. Alias, foram apenas três as partidas até este momento em que não conseguiu ter influência direta nos golos da equipa: nos 3-0 ao Santa Clara, na Luz, nos quartos da Taça da Liga; na derrota por 0-1 em Munique com o Bayern na fase de liga da Liga dos Campeões; e na goleada por 4-1 ao FC Porto na Luz, antes da paragem internacional.
Okan Buruk elogiou o seu antigo jogador, que está a ganhar um protagonismo maior nas águias, e defendeu-o da grande penalidade falhada pela Turquia
Akturkoglu conseguiu um começo muito bom no Benfica. Foi aliviado da pressão psicológica
Razões que levam Mustafa Sarigul, técnico turco que trabalhou com Akturkoglu no Basaksehir, tinha este 19 anos, e que o voltou a encontrar duas épocas depois, já em 2019/20, no Erzincanspor, já com 21 anos, na que foi a mais produtiva época do agora jogador das águias em golos, com total de 20 — prestação que lhe valeu o salto para o Galatasaray — a não ter dúvidas de que o jogador dificilmente irá cumprir o contrato com os encarnados até 2029, apesar de blindado por €60 M.
«Akturkoglu conseguiu um começo muito bom no Benfica», observou Sarigul em declarações à rádio turca Radyospor, elencando a principal razão para o bom início: «Foi aliviado da pressão psicológica no Benfica.»
Sarigul foi depois mais longe e assegurou que o turco de 26 anos «tem pretendentes» nesta altura e que por isso «será transferido rapidamente para outra equipa».
Se fosse estrangeiro
Sarigul puxou a fita do tempo atrás e recordou a chegada de Akturkoglu ao Basaksehir.
«Quando o trouxemos, ficou determinado que seria uma alternativa a Edin Visca [que seria o melhor marcador dessa época 2017/18]», contou. Mas Akturkoglu não faria qualquer jogo. Precisava de crescer em vários sentidos, também em termos físicos, e mudou de ares. Mas dois anos depois voltou a trabalhar com Mustafa Serigul, agora no mais modesto Erzincanspor.
«Depois do Basaksehir, ele jogou pelo Erzincanspor, onde trabalhei com ele [2019/20]. Nessa época, ele contribuiu com 20 golos e fomos campeões [da então quarta divisão do país], recordou. Akturkoglu deu, depois, o salto para o Galatasaray, mas ainda suscitava dúvidas.
No Galatasaray, a única dúvida era a competência física. Mas foi bem sucedido. Agora está muito bem no Benfica
«Quando ele foi do Erzincanspor para o Galatasaray, a única interrogação nas nossas cabeças era a sua competência física. Mas ele passou por esse processo rapidamente e foi bem sucedido. Agora está a ir muito bem no Benfica», vincou, lamentando de certa forma que Akturkoglu tivesse deixado o futebol turco:
«Infelizmente, não cuidamos bem dos nossos. Poderia ter sido diferente se fosse um jogador estrangeiro a ter o sucesso de Kerem [no Galatasaray].»