Sporting Gyokeres traz golo e peso na camisola
Número 9. Por norma, o 'homem golo'. Aquele que decide e tem maior influência no ataque. O goleador. É este o perfil que o leão procura para reforçar o plantel. Uma prioridade que, para já, tem nome e está bem identificado: Viktor Gyokeres. O internacional sueco é o alvo número 1 do leão e em Alvalade é visto como o futuro camisola 9 do Sporting.
Um número que, ainda assim, nem sempre foi sinal de sucesso - tendo como linha de partida este milénio. São muitos os goleadores que, desde 2000, chegaram a Alvalade com essa missão, rodeados do misticismo que o número implicava, mas poucos apresentaram o rendimento que deles se esperava. Houve de tudo um pouco.
Desde avançados que se tornaram referências do passado recente, começando, por exemplo, por Iordanov, internacional búlgaro que deixou marca em Alvalade, passando por outros que deixaram saudades e onde se incluem nomes como Niculae, internacional romeno contratado em 2003/2004, Van Wolfswinkel com um registo positivo de 45 em 88 jogos ou… Slimani, o argelino que teve duas vidas em Alvalade, uma delas com um rendimento (e um extraordinário retorno financeiro…) muito positivo e a última, ainda na época passada, que terminou da pior forma, num litigio com o treinador Rúben Amorim.
Mas na lista constam também jovens como Carlos Saleiro, o único 9 oriundo da formação desde 2000, a jogadores que foram 9 e não o... eram (como Marcus Acuña). Outros que tiveram passagens mais fugazes e com muito menos notoriedade como Sporar, o caso mais recente, os brasileiros Deivid e Elpídio Silva ou aqueles que foram mesmo tiros ao lado onde estãi Purovic ou Kutuzov que, juntos, somaram 58 jogos e apontaram 14 golos. Pois bem, contas feitas, desde 2000, foram 11 os jogadores que vestiram a camisola mítica dos leões.
Manuel Fernandes, Yazalde...
A camisola 9 leonina ganha maior peso ( e responsabilidade...) se recuarmos ainda mais no tempo. Basta lembrar aqueles que foram os dois dos maiores símbolos ofensivos da história do Sporting: Yazalde e Manuel Fernandes. Dois míticos camisolas 9 que se eternizaram de verde e branco.
Mas nessa longa história também constam figuras como Paulinho Cascavel, Fernando Gomes, Juskowiak, Emmanuel Amunike ou Cherbakov. Um passado muito rico de jogadores que se notabilizaram, claro está, pelo golo e que nunca caíram no esquecimento dos adeptos leoninos.
Agora, procura-se um novo dono para esta camisola. E que, para já, parece estar reservado para Viktor Gyokeres. Um internacional sueco que tem vestido o fato de goleador no Coventry nas últimas duas temporadas. Boas indicações que, a avaliar pelo histórico, não é garantia de sucesso. Mas ajuda...