Guedes marca e assiste em vitória épica do Villarreal em Barcelona
Guedes celebra o seu golo (EPA/Toni Albir)

Guedes marca e assiste em vitória épica do Villarreal em Barcelona

INTERNACIONAL27.01.202419:39

Que jogaço houve no Estádio Olímpico Lluís Companys. O 'Barça' esteve a perder por dois, consumou a reviravolta em 12 minutos, mas foi-se abaixo no final, muito graças ao reforço português do ‘submarino amarelo’

Esta partida foi uma autêntica epopeia para o Villarreal, que parecia ter o jogo controlado, de repente encontrou-se a perder, mas conseguiu ir buscar forças (e Gonçalo Guedes, ao banco), para dar a volta por cima e alcançar uma vitória inesquecível. Já para o Barcelona, dizer que este jogo foi um pesadelo seria um eufemismo. 

No início da partida, o Barcelona dominou desde cedo a posse de bola, mas só conseguia progredir no terreno através das alas, onde se iam destacando Lamine Yamal – com vários dribles e passes perigosos – e João Félix, que criou a melhor oportunidade de golo da equipa na 1.ª parte. 

Controlar a bola não significa, no entanto, controlar o jogo e o Villarreal baseou-se numa exibição defensiva competente no 1.º tempo (o que era surpreendente pelo facto de esta ser a segunda equipa com mais golos sofridos na La Liga - 42), para depois conseguir lançar Baena, Sorloth e Gerard Moreno no contra-ataque.

Num desses lances, o capitão, Moreno, marcou mesmo (22’), mas o lance foi anulado por um fora de jogo de Sorloth, numa decisão contestada pelo Villarreal.

A equipa de Marcelino Toral insistiu e marcaria já perto do intervalo (42’) – num lançamento de linha lateral, a defesa do Barça permitiu Sorloth soltar-se e cruzar para Moreno fazer o seu 11.º golo da temporada. 

Foi um Barcelona de cara lavada o que saiu dos balneários e criou logo muito perigo no início da 2.ª parte. No entanto, o recém-entrado João Cancelo (de regresso após lesão), deu um tiro no próprio pé e, com um erro clamoroso, permitiu que Akhomach (54’) aumentasse a vantagem do submarino amarelo. Mas a partir daqui, o jogo foi completamente diferente.

O Barcelona alcançaria a reviravolta no marcador em apenas 12 minutos. Gundogan (60’) foi o primeiro a marcar, seguido de Pedri (68’) e, por fim, de um auto-golo de Bailly (72’).

A equipa de Xavi era dona e senhora do jogo, Vítor Roque e João Cancelo ainda ameaçaram fazer o quarto golo, mas num lance de contra-ataque, Gonçalo Guedes (84’), que saíra do banco, acelerou e repôs de novo a igualdade.

O Barcelona entrou em pânico, não soube controlar as emoções e permitiu que o Villarreal fizesse dois golos já em cima do apito final – Sorloth (90+9’) e José Morales (90+12’), este último com assistência de Guedes.

A equipa de João Félix e de João Cancelo fica assim a 10 pontos do Real Madrid e já praticamente arredada da luta pelo título. Por seu lado, o Villarreal afastou-se dos lugares de despromoção da tabela. 

Recorde as incidências da partida: 

Final do encontro: Barcelona 3-5 Villarreal

Que loucura. Não há outra maneira de descrever esta partida, que teve sete golos na segunda parte! O Barcelona cometeu demasiados erros, teve a vitória na mão, mas o Villarreal foi uma equipa mais cínica e conquistou três importantes pontos.

90+12' - GONÇALO GUEDES FAZ A ASSISTÊNCIA PARA O 3-5! O Villarreal vence de forma absolutamente épica com um golo de José Morales.

90+9'- INACREDITÁVEL - VILLARREAL FAZ O 3-4! 

84' - GONÇALO GUEDES FAZ O EMPATE COM O SEU PRIMEIRO GOLO PELO VILLARREAL. Numa grande arrancada pela direita, Guedes soltou-se da marcação e, com um remate tenso e preciso, deitou um balde de água gelada sob os adeptos do Barcelona. 

83' - O Barcelona não baixa os braços e procura o quarto golo. Vítor Roque e João Cancelo tentam, mas Jorgensen vai mostrando o porquê de ser o guarda-redes com mais defesas na La Liga. 

72' - INCRÍVEL - O BARCELONA DÁ A VOLTA AO RESULTADO EM MENOS DE 15 MINUTOS. Num lance de bola parada, Bailly acaba por fazer auto-golo e permitir assim a reviravolta no resultado. 

 68' - PEDRI FAZ O EMPATE! Após jogada de Lamine Yamal (mais uma), a bola sobrou para Pedri, que fez apenas o seu segundo golo na época. 

60' - GUNDOGAN REDUZ A DESVANTAGEM. Lewandowski fez a assistência de calcanhar e o médio alemão fez um remate colocado, sem hipóteses para Jorgensen. 

  • Ao mesmo tempo que Guedes entra campo, João Félix sai dele, dando o lugar a Ferrán Torres. 
  • Vai entrar Gonçalo Guedes no Villarreal, para a saída de Ilias Akhomach, que acabou de fazer o 0-2.

54' - GOLO DO VILLARREAL GRAÇAS A ERRO DE CANCELO. Num passe longo, o português falhou por completo a interceção, deixando a bola à mercê de Ilias Akhomach, que ainda passou por Penã antes de atirar para uma baliza deserta. 

53' - É um Barcelona de cara lavada que saiu dos balneários. Consegue encostar quase toda a equipa do Villarreal na grande área e criar mais perigo do que o que criou na 1.ª parte. 

48' - Assusta Yamal! Cruzamento venenoso do prodígio de 16 anos, mas a bola não foi desviada antes de sair pela linha de fundo. O jovem está a ser o jogador mais inconformado do Barcelona. 

Começa a 2.ª parte.

  • João Cancelo vai entrar no Barcelona, juntamento com Pedri e Pau Cubarsí. Saem Christensen, Romeu e Hector Fort. O lateral português volta após uma pequena lesão - não jogava desde o passado dia quatro de janeiro, na vitória em casa do Las Palmes (2-1).

Intervalo: Barcelona 0-1 Villarreal

Sob um coro de assobios, o Barcelona recolhe os balneários após uma 1.ª parte muito inconsequente, com pouca capacidade de penetração na área adversária. O Villarreal foi mostrando as garras, criou perigo, e chegou com justiça ao golo (após já ter marcado outro, mas que foi anulado, com alguma polémica à mistura).

42' - GOLO DO VILLARREAL - AGORA CONTOU. Num lançamento de linha lateral, a bola cai em Sorloth, que faz um passe tenso para o coração da área, onde aparece Moreno a fuzilar a baliza de Peña. 

37' - Remate de Gerard Moreno para defesa atenta de Iñaki Peña. 

30' - O Barcelona tem sete remates, dois deles enquadrados e 68% de posse de bola, mas este está a ser um jogo defensivo competente do Villarreal, que é a segunda equipa com mais golos sofridos (42) na La Liga. 

  • Através da rede social X, o Villarreal reagiu à anulação do golo de Moreno de forma curiosa. 

22' - Villarrel com golo anulado. Moreno marcou, mas o VAR considerou que Sorloth, que nunca toca na bola, estava em fora de jogo e perturbou a ação defensiva de Araújo.

19' - O Barcelona tem mais posse de bola neste momento, só consegue progredir pelas alas (Yamal e Félix estão, por isso, em destaque) e vai-se acercando da área adversária.

15' - Félix quase marca! Remate do português desvia em Coquelin e quase trai Jorgensen, mas o guardião dinamarquês conseguiu, mesmo assim, fazer uma grande defesa. 

9' - Lamine Yamal delicia os adeptos balugrana com um túnel ao adversário e os seus dotes técnicos. 

5' - Jogo equilibrado até ao momento, com o Villarreal a tentar jogar olhos nos olhos com o Barcelona.

Começa a partida!

  • Antes do início da partida, realiza-se um minuto de silêncio em memória aos adeptos do Sevilha que faleceram num acidente de viação quando se deslocavam ao estádio do Atlético Madrid, e também a Franz Beckanbauer. 
  • Os jogadores já estão equipados e entram em campo, ao som do hino do Barcelona. 
  • O Barcelona tem o 3.º melhor ataque da La Liga, com 40 golos marcados em 20 jogos; no entanto, já sofreu 24, mais do que aqueles que sofreu durante toda a temporada passada da La Liga (20). 
  • O Villarreal chega a esta partida com o registo indesejável de 42 golos sofridos em 21 jornadas - o segundo pior da La Liga, a par do Granada e só batido pelo lanterna-vermelha Almería. Em contrapartida, a equipa de Marcelino Toral tem o 7.º ataque mais concretizador do campeonato, com 28 golos marcados.
  • A 30 minutos do apito inicial, as equipas entram em campo para realizarem exercícios de aquecimento.
  • Ferran Torres marcou um hat-trick na última jornada da La Liga, com o Betis, mas não teve uma boa exibição com o At. Bilbau para a Taça do Rei, na última quinta-feira (derrota do Barça por 4-2). Como tal, João Félix volta a ser titular no campeonato, após quatro jornadas seguidas na condição de suplente.

«Nos grandes jogos ele tem feito a diferença e é importante descansar o Ferran, que tem jogado muitos minutos. (...) Esperamos ver a melhor versão do João para a equipa», assim justificou Xavi, à DAZN, a titularidade do internacional português.

  • Aos 17 anos, Hector Fort fará a sua estreia na La Liga, colmatando a ausência prolongada de Alejandro Baldé por lesão. Fort já realizara duas partidas na Taça do Rei e uma na Liga dos Campeões, frente ao FC Porto.

Já há onzes - Félix volta à titularidade!

Barcelona: Iñaki Peña; Koundé, Ronald Araújo, Christensen, Hector Fort; Oriol Romeu, Gundogan, Frenkie de Jong; João Félix, Lamine Yamal, Lewandowski

Villarreal: Jorgensen; Alberto Moreno, Cuenca, Bailly, Kiko Femenía; Baena, Coquelin, Santi Comesaña, Ilias Akhomach; Gerard Moreno; Alexandar Sorloth

  • As equipas já chegaram ao estádio. 
  • Após 38 dias, o Barcelona volta a jogar em casa, no Estádio Olímpico Lluís Companys (enquanto as obras no Camp Nou não terminam). Neste estádio, o Barcelona perdeu apenas dois dos 10 jogos que fez na La Liga esta época, e logo contra as duas equipas que estão à sua frente: Real Madrid, por 1-2, e Girona, por 2-4. 

Boa tarde. Pode acompanhar aqui em direto o duelo entre Barcelona e Villarreal. A equipa de João Félix e João Cancelo não quer deixar fugir o comboio dos dois primeiros classificados - Real Madrid e Girona -, frente a um Villarreal, com Gonçalo Guedes nas fileiras, que procura fugir aumentar a distância para os lugares de despromoção. 

Leia a antevisão do encontro: