Guarda-redes estreia-se na seleção principal aos 14 anos

Guarda-redes estreia-se na seleção principal aos 14 anos

Samuel Harvey fez primeiro jogo pela Ilhas Turcas e Caicos contra Anguila

Num desporto em que se quebram recordes com frequência, o guarda-redes Samuel Harvey destacou-se ao estrear-se pela principal seleção do seu país com apenas 14 anos.

O guardião fez parte das opções de Aaron Lawrence, antigo guarda-redes e atual selecionador das Ilhas Turcas e Caicos, para o embate com Anguila, referente à 1.ª jornada do Grupo C da Liga das Nações da CONCACAF.

O jogo, disputado a 4 de setembro, ficou marcado por um erro do jovem jogador, que confessou: «Depois da primeira partida chorei. O treinador chamou-me nessa mesma noite para ajudar-me a levantar a cabeça. Estava ciente de que tinha jogado a nível internacional com 14 anos e queria provar que posso estar a este nível.»

Samuel Harvey voltou a merecer a confiança do selecionador no desafio seguinte, contra o Belize (0-4), mas depois do deslize foi preterido, tendo Lawrence optado por Peterson Saint Fleurant, 17 anos, para novo compromisso com Anguila, que terminou com vitória por 2-1.

Além do guarda-redes, outros companheiros de seleção também se estrearam com 14 anos, Christopher Louisy e Watson Jean-Louis, hoje com 19. O selecionador explicou: «As Ilhas Turcas e Caicos são uma pequena ilha. Alguns dos mais velhos estavam na universidade e não puderam vir, pararam de jogar e começaram a trabalhar porque não viam no futebol o caminho a seguir. Esses jogadores terão algo por que jogar e algo a alcançar.»

O sonho de Samuel Harvey é chegar ao Liverpool. Lawrence comentou a ambição, destacando as mais-valias: «A sua capacidade de pegar na bola, os seus reflexos rápidos e a sua capacidade de sair da linha. Acho que tem a maioria das qualidades que um grande guarda-redes tem para a Premier League.»