Goleada em noite de estreias e recorde de CR7 (veja os golos)

Euro 2024 Goleada em noite de estreias e recorde de CR7 (veja os golos)

INTERNACIONAL23.03.202321:42

Portugal iniciou na noite desta quinta-feira da melhor maneira a caminhada rumo à presença na fase final do Campeonato da Europa da Alemanha-2024, ao golear o Liechtenstein por 4-0 em encontro da 1.ª jornada do Grupo J de apuramento disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Um encontro que fica a assinalar as estreias do espanhol Roberto Martínez como selecionador nacional – o 32.º técnico e terceiro estrangeiro, após os brasileiros Otto Glória e Luiz Felipe Scolari – e do defesa-central Gonçalo Inácio pela Seleção.

Fica para a História também Cristiano Ronaldo tornar-se o recordista absoluto de internacionalizações, ao cumpriu o 197.º jogo por Portugal, ele que já era o maior goleador da História em jogos de seleções, com 118 golos, agora 120, depois dos dois golos a um Liechtenstein que era uma das poucas seleções à qual nunca marcara… ainda.

Um encontro no qual Portugal marcou cedo, com João Félix muito dinâmico e João Cancelo presente nos três primeiros golos lusos: marcou o próprio lateral-direito o primeiro (1-0), aos 8’, mas só no reatamento, e após uma jogada em que o jogador cedido pelo Man. City ao Bayern de Munique até final da época interveio Bernardo Silva descansou os 45.358 espectadores presentes em Alvalade, ao apontar o 2-0, aos 47’.

Ante um Liechtenstein débil e acantonado lá atrás, como se esperava, muitas vezes até em 6x3x1, Hofer teve de travar João Cancelo na sua área, penálti que Cristiano Ronaldo aproveitou para o 3-0, aos 51’.

A partir daqui o caminho estava aberto para a goleada. E foi de livre que CR7, capitão de equipa, bisou no encontro e apontou o 4-0, aos 63’, ante um adversário que só aos 58’ fez o primeiro remate enquadrado à baliza defendida por Rui Patrício (e segundo dos visitantes no jogo).

Um jogo em que Portugal foi mais rápido na circulação ofensiva e alternou soluções e variações na manobra de jogo ante um adversário que nem ‘cócegas’ lhe conseguiu fazer, mas que ainda conseguiu aguentar um intranquilo 1-0 por 51 minutos, muito graças à má pontaria dos avançados lusos ou a intervenções do guardião Buchel.

Recorde aqui abaixo as principais incidências da partida e veja os golos do encontro, o primeiro de Portugal num grupo que inclui ainda Bósnia-Herzegovina, Islândia, Eslováquia e Luxemburgo: é precisamente no Luxemburgo o próximo jogo da Seleção neste Grupo J, já no domingo, dia 26.