10 maio 2024, 16:12
Liga dos Campeões: Girona confirma que jogará no seu estádio
Clube estudara hipótese de atuar em Barcelona, a mais de 100 quilómetros de casa
Donos no Manchester City detêm maior fatia do clube, mas participação tem de ser reduzida quase pela metade até ao início de junho
Manchester City e Girona vão estar na próxima edição da Liga dos Campeões… se o emblema catalão cumprir com as regras da UEFA, uma vez que o organismo não permite que dois clubes que tenham o mesmo dono maioritário participem na mesma competição internacional.
Deste modo, a UEFA impôs um prazo para o Girona: até dia 3 de junho, tem de reduzir drasticamente a percentagem do clube que é detida pelo City Football Group – empresa que é dona do Manchester City, liderada pelo xeque Mansour, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo o inglês The Times, o City Group terá de vender parte da sua participação Girona, que terá de passar de 47% para, no mínimo, 29%. Caso não o faça até 3 de junho, o clube corre o risco de passar para a Liga Europa.
Para além do City Group, os outros principais donos do Girona são o empresário boliviano Marcelo Claure (que detém 35% do clube) e o irmão de Pep Guardiola, Pere (que detém 16%).
10 maio 2024, 16:12
Clube estudara hipótese de atuar em Barcelona, a mais de 100 quilómetros de casa
Para além disso, o Girona terá de alterar a estrutura da sua direção, para que esta não contenha qualquer pessoa que também tenha um cargo diretivo no Manchester City.
A imprensa espanhola avança que uma possível solução a tomar pelo City Group seria transferir as acções necessárias para um fundo supervisionado pela UEFA, cujo administrador poderia ser escolhido pelo City Group. Este sistema já foi utilizado pelo Milan e Toulouse esta época, quando os dois clubes detidos pela Red Bird Capital jogaram na Liga Europa.