Gilberto de volta para tentar reclamar lugar

Benfica Gilberto de volta para tentar reclamar lugar

NACIONAL19.02.202308:41

Gilberto é peça garantida no xadrez com que Roger Schmidt vai tentar aplicar novo xeque-mate ao Boavista de Petit, depois da vitória por 3-0 no jogo da primeira volta, no estádio do Bessa, a 27 de agosto passado - e a única alteração garantida em relação ao onze da vitória em Bruges  a meio da semana.


Depois de ter perdido a guerra pela titularidade com Alexander Bah, que tem sido o lateral-direito predileto de Roger Schmidt nos últimos meses, o brasileiro tem agora a oportunidade, aproveitando o castigo do dinamarquês, expulso no jogo que ditou o adeus à Taça de Portugal, em Braga, de travar batalha que pode reacender a luta pelo lugar.


Isto porque o regresso ao onze encarnado surge precisamente numa altura em que Bah passava por alguma oscilação exibicional, tendo ficado marcado pela expulsão em Braga da mesma forma que ficou pela exibição desastrada no jogo da primeira volta com os guerreiros, que redundou na única derrota averbada esta temporada em jogos oficiais.


O regresso de Gilberto ao onze em jogos do Campeonato coloca ponto final numa travessia no deserto de pouco mais de quatro meses: desde o jogo da jornada 9 com o Rio Ave, na Luz, a 8 de outubro, que o brasileiro de 29 anos não mais voltou a ser a primeira escolha de Roger Schmidt nesta Liga 2022/2023.

Mas tem, ainda assim, jogado com regularidade a saltar do banco de suplentes - 12 dos 25 jogos em que participou nesta temporada foram na condição de suplente utilizado.


Esta é, de resto, a primeira suspensão que Alexander Bah enfrenta na carreira, uma vez que até ao jogo de Braga nunca vira um cartão vermelho, estreia negativa que acabou por marcar o adeus dos encarnados à prova rainha, o segundo objetivo perdido esta época depois da Taça da Liga.