GD Fabril (antiga CUF) lembra Manuel Fernandes
Manuel Fernandes (Rui Raimundo/ASF)

GD Fabril (antiga CUF) lembra Manuel Fernandes

NACIONAL28.06.202412:09

'Eterno Capitão' leonino jogou no clube barreirense entre 1969 e 1975

O futebol português continua a chorar a partida de Manuel Fernandes. Depois de várias figuras do desporto rei nacional já terem reagido à morte do Eterno Capitão do Sporting, também o Grupo Desportivo Fabril (anteriormente denominado como CUF), se despediu do antigo jogador que atuou pelos barreirenses entre 1969 e 1975.

Numa nota publicada nas suas redes sociais, o clube lamentou a morte de Manuel Fernandes e lembrou a carreira do Leão de Sarilhos: «É com enorme pesar que o Grupo Desportivo Fabril recebe a triste notícia do falecimento de Manuel Fernandes, antigo jogador e treinador de futebol. A sua contribuição para o futebol português será eternamente lembrada.»

«Natural de Sarilhos Pequenos, Moita, Manuel Fernandes estreou-se pela CUF, atual GD Fabril, na época 69/70, tendo permanecido no clube até à época 74/75, momento em que assinou pelo Sporting Clube de Portugal. Em 1972/73, o GD Fabril, na altura CUF, tornou-se no primeiro clube nacional a participar na Taça UEFA e esse feito deve-se a um golo do Manuel, o qual permitiu que a CUF alcançasse um magnífico quarto lugar no campeonato nacional, com o consequente apuramento para esta competição europeia», referiu o clube.

O Fabril expressou, ainda, as condolências à família e amigos do antigo jogador. Formado no 1º de Maio Sarilhense, Manuel Fernandes chegou ao Barreiro em 1969, onde marcou uma era na antiga CUF. Pelos barreirenses, atuou em 138 partidas, onde apontou 40 golos e deixou uma marca que vai muito para além das estatísticas.