FUTSAL: final four ibérica e com portugueses do outro lado
Sporting junta-se ao Benfica, Barcelona e Palma
Com a vitória deste domingo frente ao Anderlecht, o Sporting fechou o lote de equipas que disputarão a próxima final four da Liga dos Campeões de Futsal, a realizar a 2 ou 3 e 4 ou 5 de maio de 2024, em país a designar, por Sporting, Benfica, Barcelona e Palma.
Uma final four ibérica, e com portugueses do lado espanhol. O Barcelona tem André Coelho e Erick Mendonça. Os dois internacionais portugueses já conquistaram a Liga dos Campeões, de resto. O ex-Benfica venceu a competição em 2022, quando derrotou o Sporting por 4-0; o ex-Sporting chegou esta temporada aos ‘blaugrana’, mas antes tinha vencido a competição por duas vezes de leão ao peito, em 2019 e 2021 (2-1 ao Kairat e 4-3 ao Barcelona).
O Palma é o atual campeão europeu, após ter vencido no ano passado o Sporting no desempate por grandes penalidades (5-3), após 1-1, tendo eliminado o Benfica nas meias-finais. O plantel que conquistou a competição em 2023 contou com Chaguinha (ex-Benfica) e Higor de Souza, agora na Luz. Chaguinha continua no plantel dos espanhóis, que agora tem outro ex-Benfica: Rômulo.
O plantel do Benfica tem três jogadores que já conquistaram a prova: Arthur, Ivan Chiskala, André Sousa e Rocha. Os dois últimos conquistaram a competição pelo Sporting. Arthur conquistou o título em 2020 pelo Barcelona (2-1 ao El Pozo), enquanto Ivan Chiskala vestia a camisola do Gazprom-Ugra quando ergueu o troféu em 2016 (4-3 ao Inter FS).
No Sporting a lista de campeões é extensa: Alex Merlim, Gonçalo Portugal, João Matos e Pany Varela são bicampeões europeus (2019 e 2021). Bernardo Paçó (2021), Tomás Paçó (2021), Zicky Té (2021) e Taynan (2021) estiveram na última conquista. Pany Varela é tricampeão, na verdade, pois ganhou também pelo Benfica (2009/2010).
A próxima final four será a quarta em que Sporting e Benfica marcam presença em simultâneo. Porém, nunca se defrontaram. Curiosamente, quando as duas equipas chegaram à final four, as águias caíram sempre nas meias-finais, enquanto que os leões perderam sempre na final.
Perante uma final four ibérica, surgem agora questões quanto ao eventual palco da decisão europeia. Em Portugal, o único pavilhão com capacidade para acolher o evento está indisponível na data do evento (Altice Arena), enquanto Espanha recebeu a última final-four. Só por uma vez a UEFA repetiu o país organizador da final four, quando a Rússia a recebeu em 2007/2008 e 2008/2009.