Rali do Japão: Turbo trai Neuville e Tanak assume liderança
Thierry Neuville (Huyndai i20 WRC)
Foto: IMAGO

Rali do Japão: Turbo trai Neuville e Tanak assume liderança

RALIS16:45

O belga atrasa-se na luta pelo título mundial e o estónio ganha favoritismo. Mas nada está decidido entre os pilotos da Hyundai, os únicos que podem conquistar o cetro nesta derradeira ronda do WRC

O piloto belga Thierry Neuville teve uma avaria no turbo do motor do seu Hyundai i20 durante o primeiro dia completo do Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo de Ralis, e afundou-se na classificação, deixando o título mundial à mercê do estónio Ott Tanak, também aos comandos de um Hyundai i20.

Tanak concluiu a etapa desta sexta-feira em 1:25.17,6 horas, à frente do britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), na segunda posição, a 20,9 segundos, e do francês Adrien Fourmaux (Ford Puma) em terceiro, a 1.53,9 minutos, em terceiro.

«As especiais correram bastante bem. Amanhã [sábado] já conhecemos duas delas, mas a terceira é nova para todos. Estamos ansiosos pelo desafio», comentou o Tanak, o único piloto em condições de desafiar o líder do campeonato e companheiro de equipa Thierry Neuville.

O belga, a quem bastam seis pontos para ser campeão, viu o carro perder potência devido a uma avaria no motor do Hyundai i20 e terminou o dia na 15.ª posição, a 7.41,3 minutos de Tanak.

Neuville pode ainda marcar sete pontos se for o mais rápido no domingo, o último dia de prova, ou juntar algum dos 15 pontos distribuídos pelos cinco primeiros da ‘power stage’ nesse dia (cinco para o mais rápido, quatro para o segundo e assim sucessivamente até ao único ponto que recebe o quinto).

O piloto da Hyundai, que já foi vice-campeão mundial por cinco vezes, nunca ganhando o título, começou o dia com a segunda posição nos dois primeiros troços cronometrados, mas no terceiro viu o turbo do motor do seu i20 perder pressão. «Foi duro. Não há nada de positivo que consiga retirar deste dia. Mas enquanto o carro funcionou, pareceu-me bem», desabafou Neuville.

Pelo caminho ficou o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20) no sétimo troço, com um despiste que provocou um atraso na prova e afetou o herói local, o japonês Takamoto Katsuta, que disputou a especial já com pouca luminosidade. É quarto, já a quase dois minutos do líder.

No sábado, disputam-se mais sete especiais, com um total de 103,87 quilómetros cronometrados. No final do dia, o mais rápido amealha 18 pontos, que só serão confirmados caso conclua a prova, no domingo.