Futsal: escaldante Sporting-SC Braga deu empate
Sporting festeja mais um golo (Foto: TIAGO CANHOTO /LUSA)

Futsal: escaldante Sporting-SC Braga deu empate

FUTSAL09.09.202323:48

Minhotos provaram que são (mesmo) candidatos ao título e até desperdiçaram uma vantagem de dois golos; leões sentiram-se feridos, reagiram (muito) bem e conseguiram chegar ao 2-2

Previa-se escaldante e não falhou nada. Intenso do primeiro ao último segundo, com golos e momentos de grande futsal. Assim foi o duelo entre Sporting e SC Braga, relativo à 1.ª jornada do campeonato nacional, realizado na noite deste sábado, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Os leões entravam no clássico com o escudo de campeão ao peito – Nuno Dias tinha avisado, na véspera, que esse desígnio diz respeito ao que foi conseguido no passado e que não ganha jogos… –, os minhotos prometiam fazer perigar o teórico favoritismo do emblema leonino. E conseguiram.

O conjunto orientado por Joel Rocha demonstrou, desde cedo, o que fazer para contrariar o poderio contrário, algo que ficou bem patente logo aos 6 minutos, quando Tiago Brito, na sequência de uma assistência de Deivd, aproveitou uma saída extemporânea de Henrique Rafagnin e abriu o ativo para os minhotos.

O equilíbrio foi quase sempre a nota dominante, mas o Sporting reagiu. Como se esperava, de resto. Mas a formação de Nuno Dias mostrou-se algo perdulária no momento da finalização, tal como ficou demonstrado no último lance da primeira parte: sexta falta cometida pelo SC Braga e Pany Varela, chamado à conversão, desperdiçou.

Na etapa complementar, e quando o Sporting carregava em busca do empate, voltaram a ser os arsenalistas a fazer funcionar o marcador. Allan Guilherme roubou a bola a Zicky Té, progrediu na direção do flanco direito, desenvencilhou-se da pressão de Diogo Santos e rematou cruzado para o 0-2.

E esse golo acordou, definitivamente, o campeão nacional em título. Os leões partiram para uma reta final de grande domínio e, nos segundos imediatamente seguintes, Zicky Té, na recarga a um remate de Tomás Paçó que Deivd havia defendido para a frente, reduziu.

Três minutos depois, Taynan aproveitou uma bola que sobrou de um remate cruzado de Pany Varela que tinha sido intercetado por Ygor Mota e fuzilou a baliza bracarense.

Estava feito o 2-2 e até final o resultado poderia ter caído para qualquer um dos lados. Tal não aconteceu e, como tal, deu empate o primeiro clássico da Liga na época 2022/2023.

Na próxima jornada, o Sporting desloca-se ao terreno do Eléctrico (dia 25, às 21 horas), sendo que o SC Braga irá jogar diante dos seus adeptos, recebendo o Candoso (dia 24, às 17.30 horas).