Ronaldo Lumongo celebra um golo no meio de um temporal
Ronaldo Lumongo foi o herói do Paços (Foto: Liga Portugal)

Liga 2 Fortes emoções, golaços e vitória épica do Paços com o Académico

NACIONAL05.01.202520:23

Antunes foi insultado, quis sair de campo, mas capitaneou os castores ao segundo triunfo caseiro do campeonato, após três situações de desvantagem

Num jogo candidato a melhor da época na Liga 2, o Paços de Ferreira bateu o Académico de Viseu por 4-3. na 17.ª jornada, numa noite em que três jogadores bisaram e que só ficou fechada com um golo em cima do apito final.

Kahraman, médio do Académico, deu o primeiro sinal de perigo (9’), antes de aproveitar uma defesa do Paços desequilibrada, entrando na área e batendo Marafona (19’) para a estreia a marcar esta época.

O Paços respondeu com chances de Uilton (26’) e de Ícaro (27’), antes de Rui Fonte (29’) marcar mesmo – e com um pontapé de bicicleta de belo efeito, ele que não marcava na Liga 2 desde agosto.

O empate durou pouco, já que Bandarra (31’) decidiu marcar um golaço num livre direto lateral – nem com asas Marafona lá chegava. E o guardião ainda se assustou com um remate de Paulinho (32’) à trave. Foi contra a corrente do jogo que Aidara, com um péssimo corte, deixou a bola à mercê de Rui Fonte, que empatou o duelo.

Em cima do intervalo, Antunes caiu no relvado e foi imediatamente rodeado pelos colegas de equipa. Quis depois sair de campo, enquanto a equipa técnica do Paços o tentava demover. O jogador terá ouvido um insulto de um adepto do Paços e ficou envolto num turbilhão de emoções, enquanto decidia, já fora do relvado, se valia a pena voltar. Mas foi isso mesmo que fez após o intervalo.

No reatar do jogo, Bandarra (55’) bisou com um remate colocado, mas o Paços depois cresceu em campo e pela terceira vez empatou o jogo, com o recém-entrado Lumungo (77’), no meio de uma confusão na área, a atirar a contar.

E fazendo jus ao seu primeiro nome, Ronaldo, o avançado fez o golo da reviravolta com uma grande jogada individual, dando depois um abraço sentido a Antunes. Os três pontos estavam garantidos e o Paços afastou-se dos lugares de despromoção, fazendo com que o mesmo acontecesse ao Académico em relação aos lugares de subida.