5 julho 2024, 23:48
E foi na hora da despedida que Portugal teve mais encanto (crónica)
Exibição madura, sólida e talentosa foi insuficiente para seguir em prova; desta vez, não houve 'São' Diogo Costa no desempate por penáltis
Forma das duas referências atacantes da França tem sido criticada
Youssouf Fofana, médio francês, foi o escolhido para a conferência de imprensa da seleção da França deste domingo. O jogador do Mónaco aproveitou o espaço para defender Kylian Mbappé e Antoine Griezmann, duas grandes referências ofensivas dos gauleses, a quem têm sido atribuídas culpas pela escassez do caudal atacante da equipa, que só marcou três golos em cinco partidas. Porém, como destaca Fofana, «é suficientemente bom para ser semi-finalista».
«O nível deles tem sido suficientemente bom para sermos semi-finalistas. Será suficiente para sermos campeões da Europa? Vamos ver. Saberemos em poucos dias, mas tenho a impressão de que não precisam de fazer mais, mesmo que esperemos isso deles», afirmou o médio sobre os seus capitães de equipa. «Imagine-se que eles começam a crescer. Em 10 dias, somos campeões europeus», acrescentou ainda.
5 julho 2024, 23:48
Exibição madura, sólida e talentosa foi insuficiente para seguir em prova; desta vez, não houve 'São' Diogo Costa no desempate por penáltis
«O nível deles... há que perceber que tem sido suficiente para chegarmos à semi-final, não percebo porque é que procuramos problemas», continuou Fofana. «Estamos nos últimos quatro da prova e temos todos de ir em frente. Isto também é para a comunicação social: precisamos que nos ergam e não que nos digam que estamos a ser maus porque, ao fim e ao cabo, o nosso jogo tem chegado.»
O jogador ainda destacou o papel dos jogadores no balneário, dando o exemplo da preparação para o desempate por grandes penalidades frente a Portugal. «Mbappé é o jogador que marcou três penáltis numa final de um Mundial. Quando ele fala, nós ouvimos, ponto final. Não conheço ninguém que o tenha feito. Seja ele ou Griezmann, já fizeram coisas que nenhum de nós fez. Então, quando falam, nós ouvimos.»