Foco na Liga Europa: Benfica vê milhões a voar
Miguel Nunes/ASF

Foco na Liga Europa: Benfica vê milhões a voar

NACIONAL09.11.202315:56

Águias fazem contas a 33 milhões de euros a menos do que em 2022/23. Segunda prova europeia pode ajudar a compor a receita, mas os prémios são incomparáveis.

Consumado o fracasso na Liga dos Campeões, agora que ficaram fechadas as portas dos oitavos de final, ao Benfica resta agora colocar o foco no 3.º lugar do grupo, de forma a garantir a passagem para a Liga Europa. Uma alternativa que, para além de minimizar o efeito puramente desportivo, permitiria também amenizar o impacto financeiro do adeus à ‘Liga Milionária’.

Por esta altura a SAD encarnada já regista uma quebra de 6,4 milhões de euros, mas sabe que o prejuízo real é superior, pois desta vez não haverá o bónus da passagem aos oitavos de final, que vale 9,6 milhões de euros.

Mas vamos por partes: ao fim de quatro jornadas da edição 2022/23, o Benfica já tinha garantido 45,84 milhões de euros. Aos 38,38 milhões de euros encaixados com a presença na fase de grupos (entre valor fixo e variável associada ao ranking), as águias juntaram 7,46 milhões por 8 pontos conquistados em campo (5,6 milhões por duas vitórias e 1,86 milhões por dois empates).

Agora, ao fim de quatro jornadas da Liga dos Campeões 2023/24, o Benfica continua sem pontuar, pelo que o encaixe financeiro estagnou nos 39,4 milhões de euros da presença na fase de grupos. No máximo, a equipa encarnada pode garantir mais 5,6 milhões de euros, se vencer os dois jogos que faltam, elevando assim a receita para 45 milhões de euros.

Na época passada, ao cair apenas nos quartos de final da prova, o Benfica arrecadou 72,6 milhões de euros na prova. Um recorde para o clube, e o segundo melhor registo da história do futebol português, batido apenas pelos 79,2 milhões de euros que o FC Porto recebeu em 2018/19.

Quer isto dizer que, entre aquilo que garantiu na época passada, e aquilo que soma esta época, há uma diferença de 33,2 milhões de euros.

Esta discrepância pode ser amenizada nas duas jornadas que faltam, mas sobretudo em caso de passagem para a Liga Europa, ainda que, nessa prova, os prémios sejam substancialmente mais baixos. Marcar presença no play-off da Liga Europa dá direito a um bónus de 500 mil euros. Passar aos oitavos de final rende 1,2 milhões de euros, e a presença nos quartos de final permite um encaixe de 1,8 milhões. Estar nas meias-finais vale 2,8 milhões, sendo que o campeão depois ainda encaixa 8,6 milhões de euros, enquanto que o finalista vencido soma 4,6 milhões de euros.

Resumindo, mesmo que o Benfica viesse a transitar para a Liga Europa e a ganhar esta competição, o encaixe financeiro seria de 15 milhões de euros.