Flamengo triunfa na 1.ª mão da final da Taça do Brasil
Gabriel Barbosa esteve em destaque com um bis frente ao Atlético Mineiro, num jogo que contou com vários jogadores que passaram por Portugal
O Flamengo venceu o Atlético Mineiro na 1.ª mão da final da Taça do Brasil (3-1), num jogo disputado no Estádio Maracanã. A segunda mão será no próximo domingo, dia 10 de novembro, na Arena MRV, casa da equipa mineira.
O Mengão chegou cedo à vantagem (11’). Num contra-ataque muito bem gizado, Gabriel Barbosa atirou à queima-roupa para defesa apertada de Éverson e Arrascaeta estava no sítio certo à hora certa para rematar para o 1-0.
O segundo golo dos cariocas teve intervenção direta do técnico do Flamengo. O ex-lateral Filipe Luís discutiu com Gabriel Barbosa, pedindo ao avançado (que teve uma curta passagem pelo Benfica) para se posicionar mais à direita do ataque; quando este não anuiu, o treinador gritou-lhe: «Respeita-me, miúdo, vem aqui!»
As instruções deram resultado, já que no minuto a seguir (39’), Gonzalo Plata, ex-Sporting, desmarcou Gabriel no corredor direito e o avançado aumentou a vantagem, indo celebrar o golo com Filipe Luís de seguida.
As coisas para o lado da equipa mineira não corriam bem, tanto que Hulk (ex-FC Porto) e Rodrigo Battaglia (que também passou por vários clubes portugueses) discutiram bastante um com o outro pouco antes do intervalo.
Já na 2.ª parte, o Flamengo conseguiu estender a vantagem, com novo tento de Gabigol – foi o 16.º golo do avançado em finais disputadas com a camisola do Flamengo.
No entanto, aos 80’, o Atlético Mineiro ganhou esperanças nesta final, com um golo do veterano Alan Kardec (o seu primeiro da época). O avançado que passou pelo Benfica entre 2009 e 2013 driblou bem o adversário e disparou para o fundo das redes.
O Atlético tem assim de recuperar de uma desvantagem de dois golos para levantar, pela terceira vez, a Taça do Brasil. Já o Flamengo, depois de ter perdido a final da última época para o São Paulo, quer vencer o troféu pela quinta vez.