Espanha FIFA suspende Rubiales de «toda a atividade»
A FIFA, através da Comissão Disciplinar, informou que suspendeu provisoriamente Luis Rubiales, presidente da Federação de Espanha (RFEF) de «todas as atividades relacionadas com o futebol em nível nacional e internacional, nos próximos 3 meses». O presidente fica também proibido de contactar com a jogadora Jenni Hermoso.
«O presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), no uso dos poderes conferidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (FDC), decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional. Esta suspensão, que entrará em vigor a partir de hoje, é por um período inicial de 90 dias, enquanto se aguarda o processo disciplinar aberto na quinta-feira, 24 de agosto», diz o organismo em comunicado.
É frisado que Rubiales, bem como qualquer elemento da Federação, «deve abster-se, seja ele próprio ou de terceiros, de contactar ou tentar contactar» Jenni Hermoso de forma a «preservar os direitos fundamentais da jogadora e o bom andamento do processo disciplinar.»
A decisão «foi comunicada hoje ao Sr. Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA para o devido cumprimento», refere-se ainda.
O governo espanhol, através do Conselho Superior do Desporto, anunciara sexta-feira procedimentos para afastar Luis Rubiales, depois de este se ter recusado a demitir durante Assembleia Geral extraordinária da RFEF realizada na sexta-feira