Rússia Federação recua e fica na UEFA
A federação de futebol da Rússia recuou e decidiu permanecer na UEFA, depois de ameaças de que ia juntar-se à confederação asiática.
Mais: a federação russa (RFS) anunciou que pretende formar um grupo de trabalho com a UEFA para organizar um regresso às competições internacionais – recorde-se que há dez meses, desde a invasão da Ucrânia, o desporto russo foi banido das grandes competições.
«O Comité Executivo da federação russa tomou a decisão de propor à UEFA a formação de um grupo de trabalho para resolver o mais rápido possível a questão do regresso dos clubes e seleções russas aos torneios internacionais oficiais», disse o presidente da RFS, Alexander Dioukov.
O dirigente adiantou que três representantes da UEFA, da FIFA e do Comité Olímpico Internacional (COI) serão convidados a participar neste grupo de trabalho de modo a desbloquear a qualificação para o Mundial-2026, por exemplo.
A RFS tinha recentemente sugerido uma possível saída da UEFA para ingressar na Confederação Asiática de Futebol (AFC), mas tal teria consequências financeiras pesadas para os clubes russos.