Federação Francesa de Futebol volta a proibir pausas devido ao Ramadão
Organismo que tutela o futebol francês utiliza 'princípio de neutralidade' para justificar a medida
A Federação Francesa de Futebol confirmou esta quarta-feira que irá se voltar a opor à introdução de pausas para quebrar com o jejum durante o período do Ramadão, que começou no passado domingo e que se estende até 9 de abril.
Não se trata de um ato único por parte da federação, tendo tomado a presente medida já na temporada passada. Contudo, este ano, o presente organismo recusou recorrer a Comissão Federal de Árbitros para enviar diretrizes aos árbitros com tais indicações, de modo a evitar qualquer «forma de provocação», como adiantou Eric Borghini, ao Le Parisien.
Segundo o presidente do CFA, existe fundamento legal para avançar com a medida, recorrendo ao ponto 1.1 dos estatutos da FFF, alusivo ao princípio de neutralidade, para o devido efeito. «É proibido, por ocasião de competições ou eventos organizados no território da Federação ou em conexão com eles: qualquer discurso ou exibição de natureza política, ideológica, religiosa ou sindical, qualquer uso de sinal ou indumentária que manifeste ostensivamente uma filiação política, filosófica, religiosa ou sindical, ou qualquer ato de proselitismo ou propaganda», diz o artigo dos estatutos.
Posto isto, a Ligue 1 irá seguir uma diretriz distinta de outros campeonatos, como o inglês ou o alemão, que permitem as pausas para hidratação e alimentação.