FC Porto: sobram Zé Pedro e Fábio Cardoso
Dois centrais apenas disponíveis para a Taça de Portugal
O FC Porto encara com todo o cuidado a preparação do encontro frente ao Vilar de Perdizes, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, não se desviando do plano normal de trabalho, até porque da planificação deste mês entra, também, o encontro frente ao Antuérpia, na Bélgica, relativo à 3.ª jornada da fase de grupos da Champions, na quinta-feira seguinte.
Mas se o planeamento deste ciclo competitivo está a ser cumprido à risca e sem falhas, o mesmo não pode dizer Sérgio Conceição quanto às opções disponíveis para o desafio que se realizará em Chaves, casa emprestada do clube transmontano que compete na Série A do Campeonato de Portugal.
Se as dores de cabeça do treinador dos portistas são proporcionais ao número de lesionados, castigado e ausentes aos treinos devido a compromissos de seleções, os aborrecimentos deixam de existir na definição do alinhamento do onze, pelo menos no que respeita aos eleitos para compor o eixo defensivo, pois a solução é muito simples. É que sobram apenas Zé Pedro e Fábio Cardoso para aqueles dois postos, perante as lesões de Pepe e Marcano e a suspensão disciplinar de David Carmo.
Zé Pedro foi chamado ao relvado no clássico contra o Benfica – na sequência da expulsão de Fábio Cardoso — e no compromisso seguinte com o Portimonense ganhou estatuto de titular, fazendo dupla com David Carmo, que também saiu mais cedo para os balneários após ter sido admoestado com cartão vermelho. Fábio Cardoso recupera a condição de opção inicial de Sérgio Conceição frente ao Vilar de Perdizes, após ter cumprido um jogo de castigo. É este o resumo da situação dos azuis e brancos no que toca aos centrais disponíveis para encarar a Taça de Portugal.
O jogo da Champions já mexe, também, com as orientações de Sérgio Conceição, que se encontra em comunicação diária com o departamento médico para avaliar a possibilidade de Pepe ser utilizado contra o Antuérpia, num palco de maior exigência e no qual um triunfo poderá colocar o FC Porto muito mais perto do ambicionado apuramento para os oitavos de final da maior competição de clubes da UEFA. O capitão dos dragões está afastado da competição desde há um mês, prevendo-se que reapareça a qualquer momento, concluindo o tratamento a um edema num gémeo, lesão divulgada pelo clube.