FC Porto: saldo negativo em decisões na última jornada
Dragões tentam inverter tendência na ‘negra’ da fase de grupos da Champions; último adeus prematuro foi em 2020/2021 com Conceição; Shakhtar é adversário de boa memória….
As portas dos oitavos de final da Champions estão à distância de um empate para o FC Porto diante do Shakhtar Donetsk, quarta-feira à noite, no Estádio do Dragão. Esta será a 11.ª vez que os azuis e brancos deixam a decisão da fase de grupos para a sexta e derradeira jornada desta fase da competição, mas o FC Porto até nem guarda particularmente boas recordações quando deixam tudo para a denominada ‘negra’, onde já foi eliminado em seis ocasiões.
Jogando em casa e com uma enorme corrente de energia nas bancadas – estima-se que estejam bem perto de 50 mil espetadores no recinto portista --, a equipa de Sérgio Conceição parte em clara vantagem e com elevada dose de favoritismo na passagem à fase a eliminar da prova mais importante com a chancela da UEFA, mas o treinador do FC Porto jamais subestimará o adversário, sob pena de sofrer um duro golpe nas aspirações de seguir em frente na prova.
Os portistas terão, ainda assim, de inverter uma tendência que lhe tem sido desfavorável neste contexto de deixar a decisão para a última jornada da fase de grupos, situação em que se registaram quatro apuramentos e seis eliminações. A mais recente sucedeu em 2021/2022, já com Sérgio Conceição no comando técnico, com os azuis e brancos a perderem em casa do Atlético Madrid, com os espanhóis a seguirem em frente.
Mas nem tudo foram más notícias perante um quadro semelhante na Champions. Em 2016/2017 e 2017/2018, os dragões carimbaram o passaporte para a fase a eliminar, assegurando o segundo lugar dos respetivos grupos. O facto de até à data o FC Porto nunca ter perdido nas competições europeias diante do Shakhtar Donestsk também joga a favor do conjunto da cidade Invicta. Em sete partidas venceu quatro e empatou três. Em casa, os azuis e brancos venceram dois dos três jogos realizados, tendo apenas cedido uma igualdade em 2014/2015 a uma bola.