Sporting e FC Porto de ‘mãos dadas’ até ao clássico
Pepe no final do FC Porto-Casa Pia. Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Sporting e FC Porto de ‘mãos dadas’ até ao clássico

NACIONAL10.12.202309:27

Vitória de Guimarães impede (ao vencer, por 3-2) leões de aumentarem vantagem sobre o Benfica. E pior, foram ‘apanhados’ pelos dragões

Sporting e FC Porto vão, desta segunda-feira a oito, a 18 de dezembro, entrar de mãos dadas no clássico agendado para as 20.15 horas e referente a uma jornada, a 14.ª, que contempla ainda outro clássico este mais moderno: SC Braga-Benfica (domingo, 20.30 h). Com efeito, após 13 jogos, leões e dragões têm 31 pontos e ocupam os dois primeiros lugares. A fechar o pódio está a águia, a um ponto de ambos, enquanto os minhotos estão a dois. A Liga está, pois, ao rubro!

Após o empate (1-1) de anteontem do Benfica na receção ao Farense, o Sporting dependia de si para cavar fosso de quatro pontos sobre o campeão nacional e manter os três de vantagem em relação aos dragões (caso os azuis e brancos vencessem o Casa Pia na noite de ontem).

Contudo, em Guimarães, o conjunto de Rúben Amorim foi surpreendido pelo Vitória, que cinco anos depois voltou a vencer, ontem por 3-2, o Sporting - último êxito datava de dezembro de 2018, era Luís Castro o treinador.

E o primeiro êxito de Álvaro Pacheco, mister dos minhotos, frente a um grande (ao 12.º jogo!) muito se deve a três... Silvas: Tiago, autor do primeiro golo (e 5.º frente ao Sporting por três clubes: Belenenses, Feirense e Vitória, sendo que os leões são mesmo a principal vítima do médio de 30 anos), André, marcador do 2.º golo (ainda que com uma ajuda de Morita), e Dani, que selou o 3-2.

Com o Sporting a sofrer três golos num jogo pela primeira vez esta época - em 21 para todas as provas tem 24 sofridos! -, Gonçalo Inácio até adiantou os verdes e brancos, estreia do central a marcar esta temporada - não faturava no clube desde maio, frente ao Vizela -, sendo que Nuno Santos, também em estreia a faturar na Liga, ele que em 2023/24 já tinha marcado na Taça da Liga e na Taça de Portugal, ainda fez o 2-2. Porém, um dos Silvas, Dani, deu a vitória ao Vitória e fez com que o Sporting ficasse sem pontuar pela segunda vez seguida fora de casa (após o 1-2 frente ao Benfica).

Pepe continua a fazer história

Com a derrota do líder e o empate do campeão nacional, o FC Porto podia (tal como o SC Braga, que sexta-feira tinha vencido, por 3-1, o Vizela) ser o grande vencedor da jornada 13 (de azar para águias e leões). Na ressaca da eliminação na Taça da Liga, 1-3 em casa do Estoril na última quarta-feira, os dragões receberam o Casa Pia e no final celebraram a conquista de mais três pontos, triunfo por 3-1. Noite relativamente tranquila para Sérgio Conceição e de estreia de Zé Pedro, central de 26 anos, a marcar pela equipa principal dos azuis e brancos.

E o terceiro golo, obra e graça de Pepe, também foi especial, já que o capitão dos azuis e brancos tornou-se, aos 40 anos, 9 meses e 14 dias, no terceiro mais velho de sempre a marcar na Liga - Oliveira, em 1939, com 43 anos, 3 meses e 25 dias, é o recordista, seguido por José Torres (1979), com 41 anos, 3 meses e 9 dias.