Os destaques do V. Guimarães: Silvas deram pano para Mangas

Os destaques do V. Guimarães: Silvas deram pano para Mangas

NACIONAL09.12.202321:42

Tiago teve frieza no penálti, André fez o estádio explodir de alegria com o 2-1 e Dani fez de tiro cruzado o golo do triunfo um minuto depois de entrar; mas houve mais heróis no Castelo

A FIGURA DO JOGO: ANDRÉ SILVA (8)

Todos os Silvas do Vitória mereciam o tributo de serem premiados como melhores em campo. A missão solitária do avançado, a sua persistência no 2-1, a forma como se bateu com a defesa leonina atiraram-no para plano maior.

Foi a noite dos Silvas. De Tiago Silva, que antes do intervalo bateu com frieza Adán da marca dos 11 metros, de André Silva, que com coração e alguma sorte fez o 2-1 e, finalmente, a noite de Dani Silva, que um minuto depois de ser lançado em jogo atirou cruzado para o fundo das redes do Sporting corrido, após combinação com Mangas, outra das figuras da partida — foi ele quem arrancou a grande penalidade antes do intervalo. Falta o outro Silva, Jota Silva, que derreteu a paciência de Matheus Reis e injetou imenso veneno no ataque. O triunfo dos vitorianos assenta noutros nomes: Borevkovic secou Gyokeres, Tomás Ribeiro foi gigante nas compensações, tal como Jorge Fernandes, Handel uma formiga militante num meio-campo coeso, João Mendes foi corajoso a explorar o ataque e depois emergiu na baliza Varela, com pelo menos duas intervenções de classe, a manter a equipa sintonizada com a ideia de ganhar os três pontos. Faltou Butzke fazer o mesmo, mas tremeu com Adán pela frente.

As notas dos jogadores do Vitória:  Bruno Varela (8), Miguel Maga (5), Jorge Fernandes (7) Borevkovic (8), Tomás Ribeiro (7), Ricardo Mangas (8), Jota Silva (7), Tiago Silva (7), Handel (7),  João Mendes (7),  André Silva (8). Suplentes utilizados: Dani Silva (7), Nelson da Luz (6), Adrián Butzke (4), Zé Carlos (-) Manu (-)