FC Porto joga futuro em semana decisiva
Após bater o Casa Pia, dragões preparam já jogo da Champions. Foto: GRAFISLAB

FC Porto joga futuro em semana decisiva

NACIONAL10.12.202317:06

Superado o Casa Pia, FC Porto concentra as energias na receção ao Shakhtar Donetsk (Champions) e visita a Alvalade; vitória na Liga elevou índices de confiança para dois testes fulcrais; Estádio do Dragão deve registar uma enchente

Superada com distinção a jornada da Liga portuguesa frente ao Casa Pia, o FC Porto concentra já todas as energias na final com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, na quarta-feira à noite, e de hoje a oito dias, em Alvalade, frente ao Sporting. Tal como Sérgio Conceição desejava, a equipa deu uma resposta enérgica diante dos gansos, num resultado que fez subir os índices de confiança, abalados depois da eliminação precoce da Taça da Liga aos pés do Estoril

Diante dos ucranianos, será um duro teste às reais capacidades do potencial dos dragões, a quem basta um empate para seguir em frente para a fase a eliminar na Champions League. Sérgio Conceição não quer qualquer deslumbramento com o Shakhtar Donetsk, nem tão pouco assume o favoritismo diante dos ucranianos e pede concentração total aos seus jogadores. Promete jogar pela vitória e não subestimar o adversário. 

Nas bancadas do Estádio do Dragão, os azuis e brancos vão contar uma uma grande corrente de energia, uma vez que ontem faltavam vender apenas 1.500 bilhetes para que a lotação esgotada. Ou seja, são esperados perto de 50 mil espetadores no jogo decisivo da Liga dos Campeões, um apoio incessante que os azuis e brancos vão contar num jogo que pode valer a entrada de perto de mais 10 milhões de euros nos cofres da SAD presidida por Pinto da Costa, tão necessitados de liquidez para as despesas correntes.

COM UM HISTÓRICO FAVORÁVEL

A história dos confrontos entre dragões e ucranianos é amplamente favorável às hostes azuis e brancas. Em sete jogos disputados — cinco da Liga dos Campeões e dois da Taça das Taças —, o FC Porto tem atualmente um registo de quatro triunfos e dois empates, com um saldo de 14 golos marcados e oito sofridos. No dia 19 de setembro, em Hamburgo, a equipa de Sérgio Conceição bateu o Shakhtar Donetsk por 3-1, com dois golos de Galeno e um de Taremi. Um resultado que pretende repetir nesta jornada europeia para seguir em frente na Liga dos Campeões.