FC Porto: Pinto da Costa avança com mais três propostas eleitorais
Pinto da Costa em ação de campanha em Arouca

FC Porto: Pinto da Costa avança com mais três propostas eleitorais

NACIONAL18.04.202414:37

Medidas dadas a conhecer pela lista 'Todos Pelo Porto' referem-se à academia, à formação e ao 'scouting'

A lista de candidatura Todos Pelo Porto, encabeçada por Pinto da Costa, apresentou hoje mais três propostas do programa eleitoral, todas eles referentes à formação e scouting do FC Porto.

Na primeira medida, o atual presidente dos dragões, volta a abordar a criação de uma Academia, destacando-a como «uma das prioridades da candidatura»». De acordo com o comunicado, o mesmo afirma que após a conclusão de «vários estudos, interações e negociações», estão reunidas as «condições de garantir a construção e o desenvolvimento de uma Academia completamente operacional neste mandato».

De seguida, Pinto da Costa anuncia outra medida em complementaridade com a primeira, uma vez que assume o «desenvolvimento de um programa holístico de competências nos jovens, incluindo aspetos físicos, mentais e de gestão emocional». Mais ainda, o objetivo deste programa está em «ampliar serviços de suporte aos jovens atletas», passando ainda pela criação de «sistemas de meritocracia sustentada».

Por fim, o líder da candidatura Todos Pelo Porto, compromete-se a fazer um «forte investimento no departamento do scouting» a nível tecnológico, para que seja possível tomar «decisões baseadas em dados proprietários e data-driven». Ainda nesta proposta, o dirigente dos azuis e brancos afirma ainda que pretende «desenvolver a atual rede de scouting».

- Leia o anúncio na íntegra:

«A candidatura Todos Pelo Porto - Jorge Nuno Pinto da Costa 2024 anuncia um conjunto de propostas relativas à Formação e Scouting:

Três propostas para a formação e scouting do FCP:

- A Academia é uma das principais prioridades desta candidatura. Depois de vários estudos, interações e negociações até à escolha da melhor solução, estamos em condições de garantir a construção e o desenvolvimento de uma Academia completamente operacional neste mandato.  Este projeto irá dotar o Clube das necessárias infraestruturas para fortalecer os escalões de base com competência e mestria, para continuar a formar um maior número de atletas de excelência como Diogo Costa, João Mário, Francisco Conceição, assim como Vitinha, Fábio Vieira ou Fábio Silva, entre muitos futuros talentos. O sucesso das atuais equipas jovens que, em breve, poderão ascender à competição principal, deve ser exponenciado, usando recursos estruturais consistentes da marca ainda mais global em que o FC Porto se vai tornar. As obras da construção da Academia vão iniciar-se de imediato e terminadas em 2026.

- Desenvolvimento de um programa holístico de competências nos jovens, incluindo aspetos físicos, mentais e de gestão emocional. O objetivo é ampliar serviços de suporte aos jovens atletas, como apoio psicológico, capacitação dos aspetos da nutrição, da qualidade do sono e da prevenção da lesão. Desenvolver sistemas de meritocracia sustentada, com analítica preditiva e preparação de atletas para a competição, sem descurar os aspetos de integração com todas as outras dimensões da vida.

- Forte investimento no departamento de scouting, dotando o mesmo com a melhor tecnologia e decisões baseadas em dados proprietários e decisões data-driven, para melhor eficácia de pré-seleção em grande escala. Em simultâneo, pretende-se desenvolver a atual rede de scouting, num modelo que inclui afiliação sustentada, profissional e transparente, com uma presença global e de liderança forte. A nossa prioridade será sempre a defesa de uma cultura de integração do talento jovem, numa jornada de evolução para as equipas principais, em todas as modalidades e, em particular, no futebol.»