FC Porto: Otávio entra na linha de montagem
A alegria de Otávio no primeiro dia no Olival. Foto: FC PORTO

FC Porto: Otávio entra na linha de montagem

NACIONAL02.02.202410:30

Reforço chegou ao plantel quatro meses depois da lesão grave de Marcano; terá pela frente duras semanas de adaptação; mas a intensidade de jogos de fevereiro pode levar à sua estreia

Apesar de Marcano se ter lesionado em setembro e, face à lesão grave do espanhol, Sérgio Conceição ter sensibilizado a SAD a contratar um defesa-central com celeridade assim que se processasse a abertura do mercado de janeiro, a verdade é que Otávio, o tão almejado reforço para o eixo central, apenas foi oficializado no último dia de mercado. 

Perante este cenário, o ex-jogador do Famalicão entrou ontem de manhã na linha de montagem comandada por Sérgio Conceição, que agora tentará ajustar as qualidades do brasileiro, de 21 anos, à forma de jogar da equipa, sabendo o novo reforço azul e branco que neste momento tem à sua frente Pepe, Fábio Cardoso e Zé Pedro, trio já habituado às dinâmicas da equipa e com um certo estatuto. 

Exceção feita a Alan Varela, que pegou de estaca logo assim que atravessou o Atlântico oriundo do Boca Juniors, os reforços que chegam ao Dragão necessitam de algumas semanas até ficarem no ponto de rebuçado que o treinador do FC Porto idealiza para entrar no onze portista. Otávio chega com grandes ambições ao FC Porto, terá pela frente duas semanas de trabalho árduos nas mãos do exigente Sérgio Conceição, mas o calendário apertado — que incluem sete jogos em 30 dias, com os quartos de final da Taça de Portugal frente ao Santa Clara, a receção ao Benfica para o campeonato e a eliminatória dos oitavos de final da Champions frente ao Arsenal — poderá ditar a sua estreia de dragão ao peito. 

Neste momento, Sérgio Conceição tem apenas três soluções para o eixo defensivo, com Pepe e Fábio Cardoso a fazerem dupla nos últimos compromissos. Zé Pedro, que saltou da equipa B para o plantel principal, tem sido uma solução de recurso e agora intromete-se no meio Otávio. O facto de ser o único canhoto para essa posição específica também poderá beneficiar o único reforço de Inverno dos dragões, que já foi inscrito na Liga e pode já realizar o seu primeiro estágio com o FC Porto, visando a receção ao Rio Ave. Uma forma de se entrosar com o grupo de trabalho, onde reencontrou o ex-colega Iván Jaime.