FC Porto inicia hoje estágio na Áustria com um jogo de preparação frente ao Al Arabi. Adeptos veem pela primeira vez a equipa na era Vítor Bruno
BAD TATZMANNSDORF – Depois de duas semanas a trabalhar arduamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia, no Olival, o plantel do FC Porto inicia hoje em termos concretos o estágio na Áustria, mais concretamente na região de Bad Tatzmannsdorf, pacato município do distrito de Oberwart, no estado de Burgenland.
O estágio em terras austríacas contempla três encontros de preparação, o primeiro já hoje, frente aos cataris do Al Arabi, no Estádio Oberwart. Segue-se no dia 19 um outro amigável com o Áustria Viena, na Generali Arena, e por fim um jogo-treino do dia 23, na Merkur Arena, diante do Sturm Graz, partidas que terão todas transmissão televisão na SportTV e que começam à mesma hora (18 portuguesas), mais uma na Áustria.
Vítor Bruno conta com muita juventude por entre os consagrados; apesar de estarem lesionados, Martim Fernandes, Iván Marcano e Zaidu seguem integrados na comitiva; três jogos na planificação agendada para solo austríaco
A SAD entendeu por bem escolher esta opção de baixo custo, englobada num esforço que tem sido feito em prol da equipa face aos conhecidos constrangimentos financeiros, depois de a última temporada ter terminado sem um plano traçado para a atual. Os trabalhos diários da equipa ocorrerão nas instalações do modesto SK Unterschutzen, onde responsáveis de vários departamentos dos azuis e brancos se deslocaram atempadamente para verificar as condições que Vítor Bruno e os jogadores encontrarão para preparar o arranque oficial da temporada, a 3 de agosto, em Aveiro, com o Sporting, na Supertaça Cândido de Oliveira.
SAD conseguiu honrar compromissos e já enviou comprovativos na passada sexta-feira para o organismo
O complexo, renovado em 2006 com o objetivo de receber este tipo de estágios, possui um relvado com as dimensões internacionais, outro ligeiramente mais pequeno e quatro balneários, sendo que dois poderão ser transformados numa sala de reuniões ou numa enfermaria. Bad Tatzmannsdorf, situado próximo da fronteira com a Hungria, fica a 120 quilómetros da capital austríaca, Viena, a 90 quilómetros de Graz e a 130 quilómetros do aeroporto internacional Schwechat. Além da Croácia e Áustria, recebeu as seleções da Ucrânia, Irlanda do Norte, Nigéria e Bahrein, e equipas como West Ham, Rapid Viena, Colónia, Mainz, Blackburn Rovers, CSKA Moscovo, Fenerbahçe, entre outras.
Refira-se, a propósito que desde 2016 que o FC Porto não faz um estágio fora de Portugal. A última vez que o FC Porto realizou uma concentração no estrangeiro foi com Nuno Espírito Santo, em Kamen, Alemanha. Na época 2017/18, quando Sérgio Conceição assumiu o comando da equipa, o FC Porto estagiou em Lagos, no Algarve, participando depois numa digressão na cidade do México. O estágio na Áustria marca, portanto, uma nova era, na qual o FC Porto procura capitalizar a sua imagem internacional e retirar proveitos económicos. A seu tempo, serão divulgados os compromissos previstos para o período de estágio na Áustria.