Alexandre Costa, treinador de futebol e comentador A BOLA TV, analisa a vitória do FC Porto sobre o Maccabi Telavive
0 seconds of 2 minutes, 54 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
02:54
02:54
 

FC Porto já encaixou mais de 16 milhões de euros na UEFA Europa League

NACIONAL31.01.202509:40

Passagem aos oitavos de final valerá mais 1,750 milhões adicionais. SC Braga fecha campanha com 13,788 milhões

O FC Porto somou quase 2 milhões de euros com a bem sucedida jornada desta quinta-feira na UEFA Europa League.

A vitória sobre o Maccabi Telavive, na Sérvia, valeu 450 mil euros, o apuramento para o play-off rendeu 300 mil e o 18.º lugar na classificação final mais 984 mil euros em relação ao 30.º lugar que já tinha garantido à entrada para esta ronda, no pior dos cenários.

Contas feitas, os dragões passaram a fasquia dos 16 milhões de euros na prova — vão em 16,487 milhões, mais de metade (quase 8,7 milhões) respeitantes a televisão e ranking, o restante em prémios de participação e desportivos.

O eventual apuramento para os oitavos de final valerá 1,750 milhões adicionais — e nem assim conseguirá ultrapassar apenas o prémio de entrada na UEFA Champions League, que é de 18,620 milhões, para não falar de todas as outras verbas adicionais.

Já o SC Braga termina a campanha europeia com 13,788 milhões de euros nos cofres. A vitória sobre a Lazio e o 25.º lugar final na classificação valeram na quinta-feira a entrada de 1 milhão adicional, mas as contas seriam bem melhores com a continuidade na prova — mais um golo e o 24.º lugar teriam valido mais 382 mil euros e a perspetiva de poder continuar a somar...

Os milhões arrecadados por FC Porto e SC Braga, no entanto, ficam muito aquém dos que Benfica e Sporting já somaram na UEFA Champions League.

As águias, com mais dois pontos somados que o Sporting, sete lugares acima na classificação final na fase de liga e com melhor ranking tanto a cinco como a dez anos (o que confere mais dinheiro no pilar valor, que inclui também direitos de televisão), encaixaram já 60,435 milhões de euros — são até ao momento o 17.º clube com mais receitas na prova.

Já o Sporting é de momento o 23.º com mais receitas na UEFA Champions League, ficando-se para já pelos 48,984 milhões. O apuramento para os oitavos de final, para qualquer um deles, valerá 11 milhões de euros adicionais.

Na UEFA Conference League, o Vitória de Guimarães é o quarto clube mais receitas obtidas na fase de liga: 9,923 milhões de euros. Esse valor já inclui 800 mil euros pelo apuramento para os oitavos de final.