O FC Poto recebe, hoje a partir das 20h15, o Estoril, no Dragão, com as duas equipas a darem o pontapé de saída na 10.ª jornada da Liga. O historial é altamente favorável aos portistas, com 40 vitórias em 67 jogos: no Dragão, o FC Porto tem 28 triunfos em 34 partida e desde 2014 que o Estoril não traz pontos da viagem ao Norte.
O FC Porto
Os azuis e brancos chegam a este jogo na melhor fase da temporada, conseguindo, desde a receção ao Portimonense, uma série de quatro vitórias seguidas, com nove golos marcados e apenas um sofrido.
Para os lados do Dragão parece que o arranque de época com altos e baixos já ficou para trás e, mesmo privado de seis jogadores por lesão, Sérgio Conceição quer dar continuidade a este bom momento: uma vitória colocará os azuis e brancos na liderança ao lado do Sporting (25 pontos), pressionando os leões para a receção ao Estrela da Amadora. E os dragões deverão entrar no jogo a carregar no acelerador, já que na próxima terça-feira recebem o Antuérpia, jogo que poderá ser absolutamente decisivo nas contas do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Lesionados: Gabriel Veron, Zaidu, Iván Marcano, Galeno e Iván Jaime
Sistema: 4x4x2
Onze provável: Diogo Costa; Jorge Sánchez; Pepe, David Carmo e João Mário; Francisco Conceição, Eustáquio, Varela e Pepê; Taremi e Evanilson
A figura: Stephen Eustáquio está num excelente momento e assume-se como cada vez mais preponderante no miolo da equipa, deixando pouco espaço de manobra para Nico González, um dos reforços sonantes da época. O canadiano marcou na goleada na Bélgica, diante do Antuérpia, e também em Vizela, num espetacular remate a dar a tranquilidade no marcador à equipa. É médio mas tem revelado… faro de golo.
Belo golo do médio portista deu a segurança que o FC Porto procurava, mas Taremi foi o primeiro a desequilibrar; Pepê de um lado e Francisco Conceição do outro deram asas à equipa
A antevisão de Sérgio Conceição:
Antevisão do treinador do FC Porto ao jogo com o Estoril
O Estoril
Do outro lado estará o Estoril à procura de terminar com a seca de vitórias na Liga, que dura desde a segunda jornada, quando os ‘canarinhos’ bateram o Rio Ave. Desde então, Álvaro Pacheco saiu, entrou Vasco Seabra para o banco e os estorilistas aparecem no Dragão com três derrotas seguidas no campeonato, frente a V. Guimarães, Benfica e Portimonense. Pelo meio houve goleada ao Sintrense (5-0), na Taça de Portugal.
A equipa tem mostrado melhorias na qualidade de jogo mas tem sido traída por uma defesa algo permeável. No jogo frente ao Benfica, a equipa da Linha ameaçou a vitória frente aos encarnados, sucumbindo apenas nos descontos, com o golo de António Silva.
Sistema: 3x4x3
Onze provável: Carné; Volnei, Pedro Álvaro e Bernardo Vital; Rodrigo Gomes, Holsgrove, Mateus Fernandes e Tiago Araújo; Heriberto Tavares, Cassiano e Guitane
A figura: Rodrigo Gomes – Emprestado pelo SC Braga até final da época, o jovem internacional sub-21 por Portugal tem sido uma agradável surpresa neste início de temporada. Foi adaptado de extremo para ala no sistema de três centrais e oferece muita profundidade ao corredor direito da equipa de Vasco Seabra. No jogo frente ao Sintrense anotou dois golos e Rodrigo Gomes tem-se revelado como uma das maiores fontes de perigo do ataque da equipa.
A antevisão de Vasco Seabra:
Vasco Seabra não acredita em quaisquer facilitismos por parte do dragão, pretendendo recuperar os níveis de confiança dos canarinhos com uma boa prestação e uma surpresa no Estádio do Dragão