FC Porto atropela Moreirense e não deixa escapar rivais
Grafislab

FC Porto atropela Moreirense e não deixa escapar rivais

NACIONAL20.01.202422:23

Noite de gala no Dragão (5-0) permite manter distâncias para Sporting e Benfica; Wendell brilhou, com dois golos; estreia de Alan Varela a marcar pelos portistas; cónegos sofrem a segunda derrota fora de casa na Liga

O FC Porto recebeu e goleou, este sábado, o Moreirense (5-0), com uma segunda parte demolidora. Wendell, com um 'bis', foi a grande figura da partida. Alan Varela, perto do fim, estreou-se a marcar com a camisola azul e branca.

Pelo meio, Evanilson e Galeno também fizeram o gosto ao pé, num jogo em que os cónegos ameaçaram, sobretudo no início da segunda parte, mas nunca assustaram verdadeiramente a baliza de Diogo Costa.

Feitas as contas, o FC Porto mantém a distância para os rivais lisboetas no topo, enquanto o Moreirense desperdiça a oportunidade de se distanciar do Famalicão.

Final da partida (5-0)

Goleada azul e branca sem espinhas. Cónegos ainda tentaram o empate ao abrir o segundo tempo, mas a turma de Sérgio Conceição ligou o 'turbo' e resolveu o jogo, com golos em rápida sucessão.

90+2' - Amarelo para Aparício.

90' - Vão jogar-se mais dois minutos no Dragão.

86' - João Mário tenta o golo com o pé esquerdo, mas a bola sai por cima.

84' - Ségio Conceição tira Pepe e lança Zé Pedro, logo após o quinto dos dragões.

83' - GOLO do FC Porto! Azuis e brancos chegam à mão cheia no Dragão! Desta feita é Alan Varela a faturar, na sequência de um erro fatal de Kewin na saída a jogar. É o primeiro tento do médio argentino com a camisola dos dragões.

Ouvem-se cânticos para Francisco Conceição e Evanilson.

80' - Tripla alteração no FC Porto: saem Evanilson, Francisco Conceição e Wendell; entram Toni Martínez, Romário Baró e Jorge Sánchez.

O segundo golo de Wendell esta noite:

76' - Substituição no Moreirense: Antonisse entra para o lugar de Camacho.

O 3-0 dos portistas, da autoria de Galeno:

72' - GOLO do FC Porto! É o 'bis' de Wendell! Brasileiro atira para o fundo das redes, após cruzamento de João Mário. Triunfo azul e branco vai ganhando contornos de goleada.

O 2-0 do FC Porto, por Evanilson:

69' - GOLO do FC Porto! Galeno amplia a vantagem dos dragões! Remate muito colocado à entrada da área não dá qualquer chance a Kewin Silva. Portistas chegam ao 3-0 e parecem ter o jogo resolvido.

65' - Quatro alterações de uma só vez no Moreirense: saem Alanzinho, Kodisang, Ismael e Pedro Amador; entram Rodrigo Macedo, Madson, Ofori e Frimpong.

60' - GOLO do FC Porto! Evanilson faz o 2-0! Canto curto batido do lado direito, combinação entre Wendell e Varela, o argentino cruza para o coração da área, e o ponta-de-lança brasileiro toca levemente no esférico, para bater Kewin. Vantagem confortável dos dragões.

A jogada de perigo de Kodisang, logo a abrir a segunda parte:

58' - Confusão entre Francisco Conceição e Pedro Amador. Partida retomada, entretanto.

57'- Sérgio Conceição muda uma peça no meio-campo portista: Iván Jaime rende Eustáquio.

57' - Dragões quase marcam o segundo! João Mário cruza com o pé esquerdo e a bola fica a poucos centímetros de trair Kewin.

55' - Equipa de Rui Borges entrou melhor no segundo tempo.

52' - Amador tenta descobrir Alanzinho nas costas da defesa portista, mas Diogo Costa antecipa-se ao atacante e agarra sem problemas.

Estão 34.218 espectadores no Dragão esta noite.

46' - Kodisang! Aos 30 segundos da segunda parte, o Moreirense fica perto de empatar a partida. O ala/extremo-direito dos cónegos dispara com o pé esquerdo, já dentro da área azul e branca, e o esférico sai poucos centímetros ao lado da baliza de Diogo Costa.

Recomeça o desafio!

O remate perigoso de Wendell, pouco antes do intervalo:

Francisco Conceição ficou perto de marcar um grande golo, à passagem da meia hora de jogo:

Intervalo no Dragão (1-0)

Golo de Wendell vai fazendo a diferença, numa partida que os portistas têm dominado, e na qual somam mais oportunidades de golo. O Moreirense porém, já demonstrou que tem capacidade para sair rápido e causar alguns calafrios à defensiva azul e branca. Tudo em aberto para o segundo tempo.

45+2' - Wendell fica perto do 'bis'! Remate potente do lateral dos dragões obriga Kewin a uma defesa apertada.

45' - Amarelo mostrado a Dinis Pinto, por travar Galeno.

43' - Kodisang surge isolado nas costas de Wendell, mas o lance é invalidado por posição irregular do sul-africano.

40' - Francisco Conceição novamente perto do golo! Galeno galga metros e descobre o número 10 dos azuis e brancos à direita, mas o remate sai fraco e à figura de Kewin.

38' - Francisco Conceição lança João Mário na direita, o lateral cruza para a entrada da área, mas Wendell dispara para fora, em boa posição!

34' - Amarelo para Ismael, por uma entrada perigosa sobre Varela.

34' - Evanilson fica perto do 2-0! Jogada algo confusa no ataque dos dragões, que termina com o avançado brasileiro a falhar a finalização por pouco.

33' - Corte decisivo de Galeno, a travar mais um contra-ataque dos cónegos.

31'- Grande jogada de Francisco Conceição! Extremo dos dragões passa por Pedro Amador, corta para dentro e dispara, em arco, ao lado da baliza defendida por Kewin Silva. Teria sido um golaço do jovem portista.

28' - Remate de Camacho sai à figura de Diogo Costa, na sequência de mais uma saída rápida do Moreirense.

A queda de Kodisang na área portista, aos 11 minutos:

23' - Ataque rápido perigoso da equipa de Rui Borges, depois de um grande trabalho de Camacho, culmina num remate por cima de Kodisang.

O golo de Wendell, aos 8 minutos:

16' - Gonçalo Franco vê Diogo Costa ligeiramente adiantado e arrisca de muito longe, mas o remate sai muito torto. O esférico sai pela linha lateral.

14' - Evanilson tenta desmarcar-se na área, mas o passe sai com demasiada força.

12' - Cónegos constroem uma jogada perigosa do lado direito, mas Kodisang perde no duelo individual com Galeno.

8' - GOLO do FC Porto! Marca Wendell para os dragões! Tudo começa com um cruzamento de Francisco Conceição do lado direito, a bola sai puxada ao segundo poste e o lateral brasileiro aparece a encostar. Está inaugurado o marcador no Estádio do Dragão.

5' - Partida interrompida para ser prestada assistência a Pepe e a Camacho.

5' - Bom desenho ofensivo do Moreirense, conduzido por João Camacho à esquerda, mas o lance é interrompido por fora-de-jogo.

A entrada das duas equipas no relvado do Dragão:

3' - Alanzinho tenta o disparo de longe, a bola ressalta na defesa azul e branca. Pontapé de canto para os cónegos, que entretanto Diogo Costa já agarrou, a dois tempos.

2' - Camacho tentava romper pela esquerda, aparece Pepe a cortar já dentro da área portista.

Começa o encontro no Dragão

Portistas têm a posse de bola inicial.

As equipas entram no relvado. Tudo a postos para o início da partida!

Os dois conjuntos recolhem aos balneários.

Aos poucos, as bancadas vão ficando compostas no Dragão. Recorde-se que os portistas anunciaram a venda de mais de 40 mil bilhetes para o encontro desta noite.

Os cónegos já realizam os habituais exercícios de aquecimento no Dragão:

Os guardiões das duas formações já aquecem no relvado.

Rui Borges, por outro lado, repete o onze que bateu o Estoril na última jornada.

Sérgio Conceição promove apenas uma alteração no onze dos azuis e brancos em relação à última partida, diante do SC Braga: Nico González, que está a cumprir castigo, dá lugar a Eustáquio no meio-campo.

Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Matheus Aiás, Ponck, Antonisse, Frimpong, Madson Monteiro, Mingotti, Lawrence Ofori, Macedo.

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Marko Grujic, Jorge Sánchez, Iván Jaime, Namaso, André Franco, Romário Baró, Toni Martínez, Zé Pedro.

Moreirense: Kewin; Dinis Pinto, Marcelo, Maracás, Pedro Amador; Kodisang, Ismael, Gonçalo Franco, João Camacho; Alan e Pedro Aparício.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Francisco Conceição, Alan Varela, Eustáquio, Galeno; Pepê e Evanilson.

Já há onzes!

Nota de destaque para os clubes que enviaram observadores para esta partida. São eles Famalicão, Estrela da Amadora e Rio Ave (nacionais) e Chelsea, Borussia Dortmund, Fiorentina e Legia de Varsóvia (internacionais).

Boa noite. Acompanhe aqui todas as incidências do desafio entre FC Porto e Moreirense, marcado para este sábado à noite, a partir das 20.30 horas, no Estádio do Dragão.

Com dois triunfos convincentes após o deslize no Bessa, a turma de Sérgio Conceição recebe uma das revelações da Liga esta época. Recorde-se que os cónegos terminaram a primeira volta na sexta posição, com 29 pontos somados.

Depois das vitórias de Sporting e Benfica, os dragões não querem deixar fugir os rivais no topo da tabela. Da mesma forma, a formação comandada por Rui Borges procura vencer para se distanciar ainda mais do sétimo classificado, o Famalicão, que perdeu esta quinta-feira diante do SC Braga.

Na antevisão ao jogo, Sérgio Conceição sublinhou as qualidades do Moreirense, que considera ter sido «o campeão de inverno»: «É se calhar o campeão de inverno. Olhar ao que o Moreirense tem feito e é mais do que evidente que tem sido uma equipa muito competente, que tem conquistado pontos e tem perdido poucos.»

Já Rui Borges destacou que os azuis e brancos atravessam a melhor fase da temporada, perspetivando uma partida «num ambiente difícil.»

Esta noite, é esperada uma boa moldura humana no Dragão. Os portistas anunciaram, na terça-feira, que já tinham sido vendidos mais de 40 mil bilhetes para o encontro deste sábado.

O desafio que abre a segunda volta para as duas equipas será ajuizado por Luís Godinho, que terá assistência de Rui Teixeira e Pedro Mota (assistentes) e Vítor Ferreira (4.º árbitro). O VAR estará a cargo de Rui Oliveira e Hugo Marques (AVAR).

Na primeira volta, no jogo inaugural do campeonato para os dois conjuntos, o FC Porto levou a melhor, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas (1-2). Recorde os melhores momentos dessa partida: