Todos os passos dados nos últimos quase três anos; bebeu informação dos mais variados quadrantes económicos, estudou e aconselhou-se junto dos que entende serem os melhores do Mundo em áreas bem específicas
Foi uma verdadeira odisseia que viveu desde que decidiu avançar para o cadeirão presidencial. Entre novembro de 2021 a março de 2022 começou por ter reuniões com melhores gestores e CEO’S portugueses, ao mesmo tempo que se encontrava com consultores no sentido de encontrar o melhor plano estratégico para o FC Porto, engendrado as linhas-mestras do seu programa eleitoral, conhecido esta semana na Alfândega do Porto.
Cerimónia da oficialização da candidatura à presidência contou com 800 apoiantes, na Alfândega do Porto: Villas-Boas agradecido ao trabalho de Pinto da Costa, mas reforça a necessidade de alterar o rumo do clube
Foi um longo e cansativo trajeto aquele que fez nos últimos anos, período durante o qual houve uma grande preocupação na elaboração e escolha do Logomarca. Em 2022 completou o curso de Gestão Executiva na Columbia em Nova Iorque — intercalado presencial e não presencial —, o que lhe permite ter grandes valências para aplicar na liderança do FC Porto caso consiga vencer o ato eleitoral de abril, onde à partida terá uma dura batalha para travar com Pinto da Costa.
Assumiu candidatura, mostrou gratidão a Pinto da Costa, mas diz que o tempo é de mudança, em salvaguarda dos interesses do FC Porto
DESCOBRIR TERRENOS NO OLIVAL
Uma das promessas feitas é fazer a Academia num terreno próximo do Olival, o que levou a contactos junto de vários proprietários na zona limítrofe ao atual centro de treinos do FC Porto. Procurando conhecer a realidade a nível mundial, foi conhecer in loco a realidade de outros emblemas estrangeiros, aproveitando a oportunidade para reunir com os respetivos gestores. Em périplos pela Europa, mas não só, André Villas Boas deu muita atenção em 2022 a tudo o que dizia respeito à sua imagem, reunindo amiúde equipas de comunicação, assessoria de imprensa, gestão de campanha e organização de eventos, por forma a que qualquer ato público desde a cerimónia de apresentação de candidatura e à própria campanha resultado num autêntico sucesso. No ano passado a corrida intensificou-se, com o passar de putativo... a candidato oficial. Esteve muito no campo comunicacional com intervenções na FIFA, UEFA, UNESCO, Conselho da Europa, além de visitas a clubes do ponto de vista organizacional.
Falha durante transmissão em direto da apresentação da candidatura
SEDE, EQUIPAS E PROGRAMA
Privando-se da sua vida familiar, André Villas-Boas fechou também a sua sede de campanha — cujo lugar será revelado oportunamente —, contactou com casas, sócios, historiadores, pessoas vinculadas com a história do FC Porto. A composição dos órgãos sociais para a sua lista, com partilha de ideias para o clube, levou à construção de equipas para cada área específica. Não menos importante foi a elaboração de um programa de campanha apelativo. Horas na estrada, aviões, aulas e meetings, tudo para alcançar o sonho. Tarefa hercúlea, com grandes obstáculos pelo caminho, mas está mais motivado do que nunca para se tornar um vencedor nas urnas.
No 'day-after' à oficialização de André Villas-Boas como candidato às eleições de abril, presidente do FC Porto não desfez o 'tabu' no jantar com a comissão de apoio à sua recandidatura, mas deixou caminho aberto; garantiu que próximas contas serão «altamente positivas»