Fati bisa e atira Trofense para a Liga 3

Liga 2 Fati bisa e atira Trofense para a Liga 3

NACIONAL28.05.202318:58

A última ronda da Liga 2 exigia eficácia e... calculadora para o Trofense, obrigado a vencer o Mafra e a aguardar por boas novas a partir de outro jogo, mais concretamente uma perda de pontos do B SAD. Só um desses resultados - empate ou derrota dos lisboetas - poderia interessar ao conjunto da Trofa, mas independentemente da conjuntura favorável este não conseguiu evitar a derrota por 1-2, com bis de Ença Fati.

O primeiro 'golpe' para o Trofense chegou aos 14 minutos e precisamente a partir de Rio Maior, face ao golo do B SAD. 

No entanto, essa contrariedade não demoveu os locais, que quase inauguravam o marcador aos 18' - uma tentativa de canto direto de Tiago André quase surpreendia o guardião adversário e embateu na trave - numa primeira parte que revelou um Trofense mais metódico, com menos posse de bola mas mais iniciativas ofensivas. O Mafra, porém, trocava a bola com paciência e...marcou, sobre o intervalo. A equipa visitante colocou-se na frente do resultado com um golo de belo efeito de Fati, que rematou ao ângulo superior esquerdo a partir da entrada da área.

O Trofense via-se, assim, duplamente em desvantagem e recorreu a 'artilharia pesada' para o início da segunda parte ao lançar Okitokandjo e Erivaldo, que aos 49' até marcou, num lance invalidado por fora-de-jogo.

O risco ofensivo dos visitados acabaria mesmo por levar a um golo válido, aos 64, numa cabeçada em mergulho de Mozino, em resposta a passe bem tirado por Wesley Tanque pela direita, mas o Mafra continuava à espreita.

Nesse sentido, os mafrenses voltaram a contar com a inspiração de Fati, que surgiu solto na área a aproveitar uma transição e passe de ala a ala de Diogo Almeida com receção e bola picada por cima do guardião contrário aos 70.

A equipa da casa voltou a depositar a bola na baliza contrária aos 77 minutos por Pachu, mas Okitokandjo havia tocado no guardião Samu numa disputa aérea na pequena área e o lance foi anulado por falta atacante. O Mafra continuava a explorar transições a cada perda de bola do Trofense pela velocidade e potência de Ença Fati e Diogo Almeida e o Trofense não conseguia, pelo menos, empatar, de nada valendo o 'tropeço' do B SAD.

O desaire do conjunto da Trofa sentenciou a sua despromoção à Liga 3, confirmando-se assim a permanência imediata para o Nacional e o apuramento do B SAD para o play-off perante o Lank Vilaverdense.

Por seu turno, o Mafra confirma o final de época em maré positiva, alcançando o sexto lugar da classificação, por troca com o Vilafranquense, que à mesma hora não conseguiu evitar um empate em casa com o B SAD.