Farense-SC Braga: Que banho de bola dos leões de Faro!
Fotos Luís Forra/Lusa

Farense-SC Braga: Que banho de bola dos leões de Faro!

NACIONAL16.09.202320:05

O treinador dos bracarenses, Artur Jorge, quis poupar, decerto a pensar já no duelo de quarta feira da Champions com o Nápoles, mas saiu escaldado e surpreendido por um Farense intenso, eficaz e a jogar bom futebol. Equipa de José Mota mereceu os três pontos. No duelo pai vs. filho, ganhou o filho!

Neste caso, na poupança não esteve o ganho. Decerto pensando já no duelo de quarta-feira com o Nápoles, que marcará o arranque do SC Braga na fase de grupos da Champions, Artur Jorge apresentou em Faro um onze cheio de novidades. Mas saiu escaldado com tamanha audácia, acabando derrotado por 3-1.

Dominou os primeiros 10 minutos, sim, mas depois sofreu um banho de bola do Farense, que assim que pegou no jogo não mais o largou. Não que os guerreiros do Minho não tenham criado perigo, porque criaram. Porém, a intensidade e alta velocidade dos leões do Algarve foi sempre superior. E sobretudo a eficácia.

Al Musrati podia ter posto marcador a funcionar logo aos 11’, mas Ricardo Velho esteve à altura do potente remate do bracarense e fez grande defesa que moralizou a sua equipa.

Até que aos 31’ se viveu momento louco no São Luís: João Moutinho, que se estreou a titular, atitou com estrondo ao poste e, na resposta, eis o 1-0 para o Farense, por Bruno Duarte (31). O atacante bailou na área, fintou José Fonte e disparou de pé esquerdo sem hipóteses para Matheus.

Rui Costa, o goleador dos algarvios, faria depois o 2-0 (44'), aproveitando fífia de Matheus.

Após o intervalo, o VAR deu sinal de penálti a favor do Farense e… Rui Costa falhou (52')! A bola saiu tão alta que foi parar ao exterior do estádio. E, desta vez, logo na sequência foram os bracarenses a marcar, por Banza (56'). 

O 2-1 levava os guerreiros a acreditar, mas durou pouco a esperança. Belloumi, que já tentara em várias ocasiões, conseguiu mesmo fazer o 3-1, aos 58’.

As bancadas foram à loucura. E até final esteve sempre o Farense mais perto de alargar a vitória do que o SC Braga de reduzir a diferença no marcador. A equipa de José Mota mereceu a conquista dos três pontos.

E o duelo muito particular entre Artur Jorge filho, jogador do Farense, e Artur Jorge pai, treinador do SC Braga, o filho lá 'enganou' o pai... 

Terminou a partida. Recorde abaixo os principais momentos do jogo.

77' O tempo vai correndo, Artur Jorge tenta tudo e, para a ponta final, lança os internacionais portugueses Pizzi e Rony Lopes.

76' Que falhanço de Marco Matias! Esteve à vista o 4-1, mas após enorme fífia de Al Musrati o extremo dos algarvios disparou para as nuves...

72' Só dá Farense! Que bomba de Pastor para enorme defesa de Matheus!

Estão 5006 espectadores no São Luís em Faro.

58' GOLO DO FARENSE! 3-1! Loucura no São Luís! Belloumi tanto tentou que conseguiu, respondendo com remate de pé esquerdo ao cruzamento de Mattheus Oliveira.

56' GOLO DO SC BRAGA! 2-1. Simon Banza cabeceia de forma perfeita após grande cruzamento de Álvaro Djaló!

51' RUI COSTA FALHA a grande penalidade. Atirou tão alto que... a bola saiu do estádio!

50' Após consultar as imagens, o árbitro assinala PENÁLTI A FAVOR DO FARENSE por falta de Abel Ruiz.

48' E a toada mantém-se: Belloumi dispara com muito perigo, com a bola a sair ligeiramente ao lado!

46' Começou a segunda parte!

Intervalo no São Luís. Farense-SC Braga, 2-0

45+2' Reage o SC Braga, com remate perigosíssimo de Álvaro Djaló, para defesa incrível de Ricardo Velho! Que jogada!

44' GOLO DO FARENSE! 2-0! Rui Costa, o homem-golo dos algarvios, volta a faturar! Após enorme defesa a disparo de Balloumi, Matheus estraga tudo ao tentar controlar a bola já fora da área, oferecendo a bola ao avançado do Farense que não esteve com contemplações, atirando de pé direito para o fundo das redes.

39' Pizzi e Abel Ruiz, do SC Braga, avançam para aquecimento. Artur Jorge não gosta do que está a ver.

MINUTO 32: Momento de loucos no São Luís. 
João Moutinho, após excelente combinação com Al Musrati, atirou com estrondo ao poste da baliza algarvia, e na sequência, em rápido contra-ataque, Fabrício Isidoro lança Bruno Duarte na direita, este troca as voltas ao experiente José Fonte e faz o 1-0. Mais um golo sofrido pelo SC Braga, o que aconteceu em todos os jogos na Liga até agora

32' GOLO DO FARENSE! 1-0! Bruno Duarte abre o marcador e leva as bancadas ao rubro. O atacante bailou na área, fintou José Fonte e disparou de pé esquerdo sem hipóteses para Matheus.

31' Moutinho atira ao poste!

21' Aí está o Farense com perigo. Agora foi Fabrício Isidoro a disparar para defesa de Matheus. O SC Braga mostra dificuldades para travar a velocidade algarvia.

20' Primeiros 20 minutos muito divididos entre as duas equipas. O SC Braga tem mais bola, mas o Farense está a conseguir chegar com algum perigo à área bracarense, fazendo uso da profundidade das alas, sobretudo nos últimos 10 minutos. Temos jogo no São Luís!

11' QUE PERIGO! Al Musrati protagoniza remate de longe e cheio de veneno; Ricardo Velho responde à altura com enorme defesa

5' Mattheus Oliveira, do Farense, ficou a pedir penálti, mas o árbitro nada assinalou. Decisão correta.

4' Al Musrati cabeceia ao lado, após cruzamento de João Moutinho.

1' Começou o Farense-SC Braga.

0' As três equipas entram em campo. Está tudo pronto para o início do jogo. Bom ambiente no São Luís!

João Moutinho durante o aquecimento do SC Braga para o jogo com o Farense

O SC Braga apresenta-se com muitas surpresas no onze. A principal novidade é a estreia de João Moutinho como titular.

ONZE DO SC BRAGA (4x2x3x1)
Matheus; Víctor Gomez, Paulo Oliveira, José Fonte e Borja; Al Musrati e João Moutinho; Álvaro Djaló, Ricardo Horta e Bruma; Banza
Treinador: Artur Jorge

ONZE DO FARENSE (4x3x3)
Ricardo Velho; Pastor, Artur Jorge, Gonçalo Silva e Talocha; Fabrício Isidoro, Cláudio Falcão e Mattheus Oliveira; Belloumi, Bruno e Rui Costa
Treinador: José Mota

O Estádio de São Luís recebe este sábado, a partir das 18 horas, o Farense-SC Braga da 5.ª jornada da Liga. Os treinadores já anunciaram as equipas titulares.