Ética na vida e no desporto - Prémios do XII Concurso Literário entregues em A BOLA
Premiados e Júri (Foto: A BOLA)

Ética na vida e no desporto - Prémios do XII Concurso Literário entregues em A BOLA

NACIONAL04.06.202409:30

Cerimónia decorreu esta segunda-feira nas novas instalações de A BOLA

Pelo 12.º ano consecutivo, A BOLA integrou o júri dos prémios literários do Plano Nacional de Ética no Desporto. Estes prémios destinam-se a fomentar a ética entre alunos do ensino secundário público e de Centros Educativos e Estabelecimentos Prisionais. A cerimónia de entrega dos prémios e das menções honrosas decorreu esta segunda-feira, 3 de junho, nas novas instalações de A BOLA, e teve a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.

O concurso A Ética na Vida e no Desporto foi criado em 2012 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Nele podem participar estudantes do ensino secundário de escolas públicas, particulares e cooperativas e, desde 2014, também a população prisional e jovens dos centros educativos a frequentar os mesmos graus de ensino, na sequência de um acordo entre o IPDJ e a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP).

Além de A BOLA, do IPDJ/PNED e da DGRSP, são parceiros na iniciativa a Direção Geral de Educação, a Fundação do Desporto, o Panathlon Clube de Lisboa e as Direções Gerais de Educação de Açores e Madeira.

Ao todo, nove participantes foram distinguidos, num concurso que contou com um total de 240 trabalhos oriundos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas. Seis prémios e três menções honrosas foram, então, entregues pelo júri do concurso, composto por Alexandre Pereira, Diretor-Adjunto de A BOLA, Anabela Reis, Vice-Presidente da Fundação do Desporto, Filipe Arraiano, da DGRSP, Mário Almeida, Presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Teresa Rocha, Embaixadora do PNED, e Jorge Rafael, da Direção-Geral de Educação/Desporto Escolar.

Quanto aos vencedores, Cláudia Sofia da Cruz, do Estabelecimento Prisional de Odemira, arrecadou o primeiro prémio, no segmento de estudantes de centros educativos e estabelecimentos prisionais, com o texto O melhor do mundo. Já Miguel Ricardo Nascimento, da Escola Secundária de São Pedro da Cova, no Porto, conquistou o prémio no segmento de estudantes de ensino secundário, graças ao texto Uma teia de ética?.

Vencedores do XII concurso A Ética na Vida e no Desporto

Segmento de estudantes de centros educativos e estabelecimentos prisionais

1.º prémio - O melhor do mundo de C. S. C., Estabelecimento Prisional de Odemira, Beja

2.º prémio - Fair-Play: Uma lição aprendida no antigo aeródromo da Covilhã de P. M. C., Estabelecimento Prisional de Castelo Branco

3.º prémio - O desporto e a ética na minha vida de N. S. C., Centro Educativo dos Olivais, Coimbra

Menção Honrosa - Pela vida e pelo desporto, com Ética de W. P. F., Estabelecimento Prisional de Sintra

Menção Honrosa - Fairplay no desporto de A. J. J., Estabelecimento Prisional do Funchal

Segmento de estudantes de estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo

1.º prémio - Uma teia de ética de Miguel Ricardo Nascimento, Escola Secundária de São Pedro da Cova, Porto

2.º prémio - Ética, como hei eu de sobreviver sem ti? de Leonor Abreu Fernandes, Escola Secundária Martins Sarmento, Braga

3.º Prémio - Ética na bancada de Pedro dos Santos Gomes, Escola Secundária Martins Sarmento, Braga

Menção Honrosa - A Bola de Martim Quadrado, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores