Ainda sem vencer no campeonato, conjunto de Filipe Martins procura obter os primeiros três pontos no campeonato. Do outro lado, vai estar um Boavista que terá a sua baliza entregue a um jovem de apenas 17 anos e que não vence na Reboleira há 24 anos
Às 20:15 horas desta segunda-feira, Estrela da Amadora e Boavista têm encontro marcado na Reboleira para encerrar a 5.ª jornada da Liga. O momento não é o melhor para as duas equipas e a luta pelos três pontos promete ser acesa. A partida na Reboleira contará com a arbitragem de Tiago Martins, auxiliado pelo VAR André Narciso.
ESTRELA DA AMADORA
O Estrela da Amadora tem tido um início de temporada para esquecer. Depois do surpreendente empate em Braga (1-1), logo na primeira jornada, tem sido sempre a descer para o conjunto de Filipe Martins. Os desaires começaram logo na segunda jornada, com a pesada derrota caseira frente ao Famalicão (3-0).
Seguiram-se, depois, duas derrotas pela margem mínima, na visita ao Benfica e na receção ao Casa Pia. Ainda que os tricolores tenham deixado bons apontamentos nestes dois últimos encontros, o facto é que ambos não resultaram em qualquer ponto.
Assim sendo, a situação à 5.ª jornada já é bastante delicada. O Estrela da Amadora é, neste momento, penúltimo clasificado do campeonato, com um ponto, ficando apenas acima do Farense, que ainda não tem nenhum. Para acrescentar às más notícias, os tricolores estão obrigados a fazer alterações no onze, devido às baixas de Ferro e, ao que tudo indica, Issiar Dramé.
Ainda assim, para dois jogadores ausentes, Filipe Martins traz uma cara nova para a partida. Entre as opções do treinador, estará o mais recente reforço, Jovane Cabral que, segundo as palavras do técnico tricolor, «muito provavelmente vai estrear-se no campeonato, não vou desvendar se como titular ou não.»
Além de Jovane Cabral, Diogo Travassos também poderá ter uma entrada direta na equipa, mais precisamente, para a lateral direita. O lateral de 20 anos não só apresentou muita qualidade, como também poderá trazer rodagem para a equipa, entrando para o lugar de Danilo Veiga.
ONZE PROVÁVEL (4x4x2)
Bruno Brígido; Nilton Varela, Tiago Gabriel, Miguel Lopes, Diogo Travassos; André Luiz, Leonel Bucca, Léo Cordeiro, Nani; Rodrigo Pinho, Alan Ruíz
Lesionados: Tiago Ferreira, Issiar Dramé, Ferro
O QUE DISSE O TREINADOR
Treinador dos tricolores acredita que a equipa reagirá bem às adversidades; promete estreia de Jovane Cabral, ainda que não garantindo a sua titularidade
BOAVISTA
O Boavista até entrou no campeonato com o pé direito, com a vitória fora de portas contra o Casa Pia (1-0). Contudo, o bom arranque logo deu lugar a uma sequência de duas derrotas. A primeira, na segunda jornada, em casa contra o SC Braga (1-0) e a segunda na visita a Famalicão (1-0). Para o encontro na Reboleira, os axedrezados vêm de um nulo na receção ao Estoril.
O Boavista pode até ter o mérito de não sofrer muitos golos (apenas dois), mas também parece ainda não ter encontrado o caminho para fazê-los, uma vez que, à 5.ª jornada, as panteras só fizaram balançar as redes adverárias uma vez. E a visita à Reboleira não promete ser fácil já que é um terreno onde o Boavista não vence há 24 anos.
Ainda que o histórico de confrontos seja favorável às panteras,(14 vitórias, 11 derrotas e 9 empates em 34 jogos), os axedrazados não vencem na visita aos tricolores, no campeonato, desde abril de 2000 (2-1). Como se não bastasse, Cristiano Bacci terá de alinhar com uma estreia absoluta na baliza: Tomé Sousa, de apenas 17 anos.
Tomé Sousa irá tornar-se no guardião mais jovem de sempre a ser titular num jogo da Liga. O recorde, no entanto, não vai ser quebrado intencionalmente. O Boavista viu-se obrigado a confiar a baliza a Tomé Sousa porque, na última semana, perdeu o habitual titular João Gonçalves e, no mesmo dia, o suplente Luís Pires, ambos por lesão.
ONZE PROVÁVEL (4x2x3x1)
Tomé Sousa; Gonçalo Almeida, Ibrahima Camará, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira; Ilija Vukotic, Sebastián Pérez, Joel Silva, Salvador Agra, Onyemaechi; Bozeník
Lesionados: Miguel Reisinho, João Gonçalves e Luís Pires
O QUE DISSE O TREINADOR
O guarda-redes Tomé Sousa, de 17 anos, será o mais jovem de sempre no principal escalão; estreia será ante o Estrela da Amadora