Estreia feliz de Pedro Moreira e Casa Pia regressa às vitórias à custa do Portimonense
Duelo intenso entre lisboetas e algarvios no Estádio Municipal de Rio Maior. (Foto: Carlos Barroso/LUSA)

Estreia feliz de Pedro Moreira e Casa Pia regressa às vitórias à custa do Portimonense

NACIONAL02.12.202322:30

Samuel Justo marcou o golo que permitiu aos gansos voltarem a sorrir dois meses e meio depois; técnico casapiano entrou com o pé direito na elite nacional; algarvios até estiveram melhores na primeira parte, mas caíram bastante de produção na etapa complementar

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Casa Pia 1 Portimonense 0

Está consumada a primeira vitória do Casa Pia na condição de visitado na presente edição da Liga. Além disso, os casapianos colocam também fim a um jejum que já durava há dois meses e meio. Numa partida intensa, mas nem sempre bem jogada, foi a subtileza de uma assistência de Yuki Soma a permitir a Samuel Justo ficar na cara de Vinícius (55') e picar a bola sobre o guarda-redes brasileiro. Depois disso, o Portimonense tentou reagir, mas fê-lo sempre mais com o coração do que com a cabeça. E, dessa forma, nunca conseguiu incomodar verdadeiramente Ricardo Batista. A festa dos jogadores e adeptos dos gansos foi grande, num triunfo que coroou, também, a estreia de Pedro Moreira como treinador de uma equipa do principal escalão do futebol português. O técnico casapiano entrou com o pé direito na elite nacional...

90+5': Cartão vermelho direto a Midana Cassamá. O árbitro da partida foi alertado pelo VAR de que o lance entre o número 85 do Portimonense e Ricardo Batista, guarda-redes do Casa Pia, era passível de cartão vermelho, e, depois de ir ver as imagens, Gustavo Correia anulou o cartão amarelo a Midana Cassamá e expulsou o jogador dos algarvios.

90+3': Cartão amarelo a André Geraldes (Casa Pia).

90+3': Cartão amarelo a Midana Cassamá (Portimonense).

90+3': Cartão amarelo a Hélio Varela (Portimonense).

90+1': Remate exterior de Clayton, ao lado do poste direito da baliza de Vinícius.

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

89': Grande oportunidade para o Portimonense! Midana Cassamá aproveitou um ressalto de bola para ficar isolado e, à saída de Ricardo Batista, desviou o esférico da rota do guarda-redes português, mas viu a 'redondinha' passar a milímetros do poste esquerdo.

87': Substituição no Casa Pia, com a saída de Zolotic para a entrada de Tchamba.

82': Cabeceamento de Clayton para defesa atenta de Vinícius.

79': Tripla substituição no Portimonense, com as saídas de Guga, Gonçalo Costa e Lucas Ventura para as entradas de Luan Campos, Moustapha Seck e Paulo Estrela.

77': Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Yuki Soma e Tiago Dias, para as entradas de Fernando Andrade e Felippe Cardoso.

74': Cartão amarelo a Sylvester Jasper (Portimonense).

72': Dupla substituição no Portimonense, com as saídas de Dener e Ronie Carrillo para as entradas de Rildo Filho e Midana Cassamá.

67': Cartão amarelo a Pedrão (Portimonense).

65': Cruzamento da esquerda de Gonçalo Costa e cabeceamento de Ronie Carrillo para defesa atenta de Ricardo Batista.

Golo do Casa Pia! 1-0

Assistência subtil de Yuki Soma, na sequência de um passe de Zolotic, Samuel Justo penetrou na grande área algarvia e, à saída de Vinícius, picou a bola sobre o guarda-redes brasileiro. Os gansos ganham vantagem em Rio Maior...

54': Passe de Sylvester Jasper para Hélio Varela e o esquerdino, já dentro da área, rematou forte, mas por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Batista.

46': Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Larrazabal e Pablo Roberto para as entradas de André Geraldes e Beni.

Início da segunda parte!

Pontapé de saída dado pelo Casa Pia nesta etapa complementar.

Intervalo! Casa Pia 0 Portimonense 0

Primeira parte equilibrada, mas sem grandes momentos de espetacularidade. O sinal mais tem pertencido aos algarvios, que têm tido mais tempo a bola no meio-campo ofensivo e têm tentado mais aproximações à baliza contrária. Os casapianos apresentam-se organizados defensivamente e, a espaços, têm espreitado as transições. Mas é preciso (muito) mais para que os golos possam ser uma realidade na etapa complementar...

42': Cartão amarelo a Tiago Dias (Casa Pia).

40': Vasco Fernandes aproveitou uma bola que ressaltou depois de um livre batido por Leonardo Lelo e intercetado pela defensiva algarvia e rematou à baliza de Vinícius, fazendo a bola passar ao lado do poste esquerdo.

37': Novamente o Portimonense a ameaçar o golo... Livre cobrado por Gonçalo Costa na meia esquerda e cabeceamento de Dener para defesa atenta de Ricardo Batista.

35': Gonçalo Costa, de livre direto (junto à linha lateral da grande área, pelo lado direito), rematou cruzado e ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Ricardo Batista.

29': Aproximação perigosa do Casa Pia à baliza de Vinícius, com Yuki Soma a rematar cruzado, já dentro da área, valendo, na circunstância, o corte providencial de Pedrão, a evitar males maiores para os algarvios.

23': Guga fletiu da direita para o centro e, à entrada da área, rematou cruzado, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza de Ricardo Batista. O Portimonense tem estado com sinal mais...

13': Cartão amarelo a Samuel Justo (Casa Pia).

11': Grande oportunidade para o Portimonense! Cruzamento da esquerda de Gonçalo Costa e remate de Ronie Carrillo, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza defendida por Ricardo Batista.

9': Primeiro sinal de perigo na partida! Tiago Dias, à entrada da área, rematou forte e colocado, mas Vinicius esgueirou-se ao relvado e realizou uma excelente intervenção, cedendo pontapé de canto.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Portimonense. Os algarvios jogam com um dos seus equipamentos alternativos, no caso, todo de amarelo, já o Casa Pia apresenta-se com o seu equipamento tradicional, ou seja, todo de preto.

Entram as equipas no relvado, ao som do hino do Casa Pia.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no (bem tratado) tapete verde do Estádio Municipal de Rio Maior. Faltam cerca de 20 minutos para o início da partida e, ainda que poucos, já são mais alguns os adeptos que vão tomando os seus lugares nas bancadas do recinto riomaiorense.

Portimonense (treinador): Paulo Sérgio

Portimonense (suplentes): Kosuke Nakamura, Moustapha Seck, Paulo Estrela, Luan Campos, Rildo Filho, Dennis Adeniran, Rafael Alcobia, Midana Cassamá e Zinho

Portimonense (onze inicial): Vinícius; Pedrão (C), Alemão e Filipe Relvas; Guga, Lucas Ventura, Dener e Gonçalo Costa; Sylvester Jasper, Ronie Carrillo e Hélio Varela

Casa Pia (treinador): Pedro Moreira

Casa Pia (suplentes): Lucas Paes, Tchamba, João Nunes, Beni, André Geraldes, Artur Serobyan, Fernando Andrade, Felippe Cardoso e Jajá

Casa Pia (onze inicial): Ricardo Batista; Fernando Varela, Vasco Fernandes (C) e Zolotic; Larrazabal, Samuel Justo, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Yuki Soma, Clayton e Tiago Dias

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto); Assistentes: Inácio Pereira e Luís Costa; 4.º Árbitro: Flávio Duarte; VAR/AVAR: André Narciso e Vasco Marques

Já há equipas oficiais!

A cerca de 45 minutos do início do encontro, as bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior estão completamente despidas de público. O (muito) frio que se faz sentir também não convida a uma vinda ao futebol, convenhamos...

Já o Portimonense está (ligeiramente) mais tranquilo. A formação orientada por Paulo Sérgio encontra-se, atualmente, no 10.º posto, com 14 pontos, sendo que, em caso de vitória esta noite, já sabe que terminará a ronda na primeira metade da tabela classificativa. Os algarvios foram derrotados no último confronto oficial - 1-4, diante do SC Braga, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal -, mas antes disso, e na ronda imediatamente anterior do campeonato, haviam recebido e vencido o Chaves (2-1). Significa isto que, num eventual cenário de triunfo diante do Casa Pia, o Portimonense chegará, pela primeira vez esta época, às duas vitórias consecutivas na Liga.

E falar do futuro imediato de Pedro Moreira e do Casa Pia é falar da tentativa de regressar às vitórias. O último triunfo dos gansos - ainda sob o comando de Filipe Martins - foi há cerca de um mês e meio, mais concretamente no dia 21 de outubro, frente ao Rabo de Peixe, para a Taça de Portugal (2-0) -, pelo que a equipa quererá dar rapidamente a volta ao momento negativo. Se quisermos recordar a última vitória para a Liga, então é necessário recuarmos... dois meses e meio: 1-0 ao Arouca, na 5.ª jornada, no passado dia 17 de setembro. Esta fase menos conseguida, acrescente-se, fez cair o Casa Pia na tabela classificativa, estando os gansos, nesta altura, no 14.º lugar, com 10 pontos. Urge, pois, voltar a pontuar para galgar umas posições. 

Nacional elimina Casa Pia

25 novembro 2023, 18:33

Nacional elimina Casa Pia

Madeirenses vencem no desempate por penáltis na estreia de Pedro Moreira no comando técnico dos gansos

Será um jogo especial para Pedro Moreira! O treinador do Casa Pia vai fazer a sua estreia ao leme de uma equipa da Liga. Depois de já ter orientado os gansos no passado fim de semana, na derrota dos lisboetas diante do Nacional (no desempate por penáltis), em partida referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, o antigo técnico do Torreense vai, finalmente, liderar uma equipa no mais alto patamar do futebol nacional.

O Estádio Municipal de Rio Maior recebe, na noite deste sábado (20.30 horas), o duelo entre Casa Pia e Portimonense, referente à 12.ª jornada da Liga. A BOLA já está no recinto riomairoense e vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai jogar de início!

Boa noite!