Futebol Feminino «Estou muito orgulhoso do compromisso das jogadoras»
Portugal exibiu-se a grande nível diante da Inglaterra, naquele que foi um teste superlativo às capacidades da Seleção Nacional. Afinal, pela frente a equipa das quinas teve a atual campeã europeia em título, a 4.ª classificada do ranking FIFA e uma equipa que na qualificação para o Mundial marcou 80 golos e não sofreu nenhum.
Todos estes dados dariam, em teoria, bastante favoritismo à Inglaterra no encontro particular realizado na tarde deste sábado, em Milton Keynes (Inglaterra), e que servia de preparação para o Campeonato do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia (de 20 de julho a 20 de agosto), mas a verdade é que Portugal demonstrou está preparado para enfrentar qualquer adversário e bater-se de igual para igual com equipas que têm o futebol feminino cimentado nos seus países há muito mais tempo.
O resultado (0-0) não era, naturalmente, o mais importante para os selecionadores de ambos os conjuntos, mas Francisco Neto terá saído bem mais satisfeito do que Sarina Wiegman. Mas o contentamento de Francisco Neto, que ficou bem demonstrado nas suas declarações após o final da partida, em declarações reproduzidas pelo Canal 11, deve-se, essencialmente, à prestação das jogadoras portuguesas.
«Foi um resultado histórico para nós, diante da campeã da Europa. Fomos uma seleção de muita entrega e entreajuda. Nem sempre tivemos a qualidade de jogo que eu gostaria, mas estou muito orgulhoso do compromisso das jogadoras. Sabemos que ainda temos muito que crescer, hoje era um dia para percebermos em que estado é que estamos e saímos daqui com boas ilações. Temos de analisar este jogo, trabalhar sobre ele e continuar a crescer», referiu.