Estoril: Taça acentuou o ocaso de Alex Soares
Experiente médio não integrou a convocatória para o encontro frente ao Sintrense e não tem sido aposta regular para os canarinhos nas últimas semanas
O Estoril utilizou a eliminatória da Taça de Portugal para manter elevados os índices competitivos da sua espinha dorsal, entre a qual se incluiu grande parte dos seus habituais titulares e as alternativas imediatas ao onze titular, e até concedeu oportunidades a elementos com escassa utilização até então, como Wagner Pina, Raúl Parra ou João Carlos.
No entanto, Vasco Seabra não reservou esse espaço para todos, destacando-se a ausência de Alex Soares do encontro…e até da lista de convocados, aumentando o período sem utilização para o experiente centrocampista, que reforçou o clube da Amoreira no início da temporada.
Com vasta experiência de Liga – regista 127 participações no escalão maior do futebol português – Alex Soares não está a conhecer espaço para competir com regularidade no meio-campo estorilista, no qual tem estado atrás de outras opções, como Jordan Holsgrove, Mateus Fernandes, Koba Koindredi e Ivan Pavlic, sendo que João Marques detém características que lhe permitem jogar ora na intermediária, ora mais adiantado, nas alas ofensivas.
Essa posição secundária leva a que Alex, de 32 anos, não seja utilizado desde o passado dia 1, quando entrou ao intervalo para preencher a vaga de Holsgrove, que havia recebido ordem de expulsão direta em Guimarães, onde o Estoril perderia com o Vitória local, com reviravolta (3-2). Desde então, não mais foi utilizado, com o técnico a optar pela utilização de Koindredi, que foi opção inicial nos dois jogos que se seguiram, frente a Benfica (ao lado de Mateus Fernandes) e Sintrense (em dupla com Holsgrove).
O médio, que na época transata representou o Petro de Luanda, de Angola, foi utilizado em dois dos últimos cinco encontros – além dos 45 minutos frente ao Vitória de Guimarães, tinha disputado os minutos finais na partida frente ao Leixões, pela Taça da Liga – e apenas foi titular em duas partidas, frente a Boavista e Gil Vicente, ainda com Álvaro Pacheco no comando técnico.
Alex Soares luta para melhorar a sua situação e tornar o seu perfil mais útil para Vasco Seabra no sentido de regressar aos eleitos tão breve quanto possível, quem sabe já este sábado, dia em que o Estoril defrontará o Portimonense, no Algarve, pela 9.ª jornada da Liga.