Estoril sonha com ‘três em quatro’ ao FC Porto: «Temos de ser corajosos»
Galeno, do FC Porto, procura escapar a Volnei Feltes, do Estoril. Foto: Álvaro Isidoro/Atlantico Press.

Estoril sonha com ‘três em quatro’ ao FC Porto: «Temos de ser corajosos»

NACIONAL29.03.202414:43

'Canarinhos' já derrotaram o dragão por duas ocasiões na presente temporada e ambicionam repetir a proeza: Vasco Seabra apela ao espírito coletivo e audácia do plantel para o conseguir

A Amoreira receberá, este sábado, um encontro que se tem repetido na presente temporada: Estoril e FC Porto defrontar-se-ão pela quarta vez, desta feita na 27.ª jornada da Liga, e Vasco Seabra assumiu, na conferência de antevisão à partida, que só no seu melhor os canarinhos poderão conseguir derrubar os dragões, que, assinala, vivem «um momento muito forte na época».

«No jogo da Taça, o resultado ficou um pouco mais desequilibrado e não fomos tão capazes. A verdade é que, nesse jogo, tivemos momentos com algumas situações, que são passadas em momentos muito diferentes e portanto o que sabemos é que cada jogo tem uma história, também ela, diferente. Vamos enfrentar um FC Porto que está num momento muito forte da época e sabemos que temos de estar no nosso melhor», declarou, sem rodeios.

Vasco Seabra reconhece o poderio atacante dos dragões (e não só) e não esconde que o Estoril terá de saber sofrer para conseguir pontuar frente ao dragão, situação que já conseguiu fazer em dois momentos da presente temporada.

«Todos os jogos tiveram histórias diferentes e é natural, porque vamos defrontar uma equipa que tem muita qualidade e coletiva. Nós por nossa vontade queríamos ter muito mais posse de bola que o adversário e é normal que em muitos desses momentos tenhamos de sacrificar-nos e correr muito atrás da bola também», admitiu o técnico, que apela à coragem dos seus comandados para que possam, eventualmente, ser felizes no encontro marcado para este sábado.

«O FC Porto não permite muitas veleidades ao que o adversário faz e, portanto, temos de ser ambiciosos, manter o nosso padrão e de ser corajosos também. Temos de ter essa coragem de enfrentar um adversário difícil e exigente», sustentou.

Vasco Seabra considera que a mais-valia fundamental do Estoril terá de residir na «força do coletivo», muito mais do que esperar que qualquer individualidade possa resolver a partida. «Se dizemos sempre que sermos muito mais que os onze que estão a jogar dentro de campo, se isso é importante em todos os jogos, nesse tipo de jogos então ainda o é mais. Por isso, sabemos que somos muito mais que onze, que os 16 que podem competir pelas cinco substituições que podemos fazer, e muito mais que os 25 com que estamos a trabalhar, estamos juntos com a nossa estrutura, adeptos e o que podemos fazer», assinalou.

Vasco Seabra assume que terá em atenção o estado físico dos cinco atletas, todos eles influentes na manobra da equipa: Rafik Guitane, Wagner Pina, João Marques, Rodrigo Gomes e Mateus Fernandes, que estiveram ao serviço das suas seleções. «Vamos ter todas em conta com todos os internacionais que tivemos, e temos cinco, a viagem mais longa de todas acabou por ser a do Wagner. Todas vão merecer o seu peso e consideração», prometeu.

«O mais importante é sentirmos que trabalhámos com outros jogadores e temos vários a competir pelos lugares», elogiando Mateus Fernandes, peça fundamental a meio-campo, que esteve presente em todos os duelos ante o FC Porto, com parceiros diferentes e um rendimento constante. «É um jogador que tem essa dimensão e vindo a crescer muito connosco», constatou, feliz por contar com o médio no seu plantel.

Também lhe pode interessar: «Estoril não está no momento ideal para defrontar o FC Porto»