«Estão chateados com o sucesso dos treinadores portugueses»

Brasil «Estão chateados com o sucesso dos treinadores portugueses»

INTERNACIONAL05.03.202317:08

Há oito anos a trabalhar no Brasil, o treinador português Paulo Caroço, atualmente nos escalões de formação do Capital FC, clube do estado de Tocantins, falou com tristeza das recentes acusações de alegada xenofobia no futebol brasileiro em relação a estrangeiros.

Isto a propósito do recente episódio com um auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, que, numa audiência sobre os incidentes ocorridos entre Athletico Paranaense e Coritiba (este clube orientado pelo português António Oliveira), referiu que os treinadores portugueses estão a tentar «marcar território» no Brasil.

«Acompanhei com tristeza essa situação, apesar de nunca ter sofrido qualquer tipo de xenofobia aqui. Mas é fatual que alguns estão chateados com o sucesso de treinadores portugueses. O Brasil tem alguma resistência a estrangeiros. A sociedade brasileira tem alguma resistência em relação a quem tem sucesso. Aliás, isso é um problema mais estrutural do que qualquer outro. Analiso essas situações como reflexo da própria sociedade. Um complexo de inferioridade que não deveria existir porque em todas as atividades os brasileiros são capazes de um bom desempenho», comentou Paulo Caroço, em declarações ao site Jogada10.

Atualmente, no principal escalão do futebol brasileiro encontram-se sete portugueses: Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Coritiba), Ivo Vieira (Cuiabá), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (RB Bragantino), Renato Paiva (Bahia) e Vítor Pereira (Flamengo).

Tags: