Especialista em leitura labial contraria árbitro em conflito com Mourinho

Itália Especialista em leitura labial contraria árbitro em conflito com Mourinho

INTERNACIONAL08.03.202308:06

O quarto árbitro do jogo entre a Cremonese e a Roma, Marco Serra, alegou, ontem, que não insultou José Mourinho, ao contrário do que defende um especialista de leitura labial.


Marco Serra foi confrontado, num programa televisivo, com a leitura dos lábios dele feita por um especialista. «Todos te vão ao c..., vai para casa, vai para casa», terá dito o quarto árbitro. «Não disse essas palavras, disse outra coisa», contestou, apresentando de seguida a versão dele: «Disse-lhe: ‘Estás a meter o estádio todo contra ti, vai para a área [técnica], vai para a área [técnica]’.» Perguntaram, então, a Serra porque reagiu Mourinho de forma tão furiosa. O quarto árbitro já não quis responder.


O especialista de leitura labial, no estúdio televisivo, reagiu à justificação do quarto árbitro: «Não pode ter dito ‘vai para a área [técnica], vai para a área [técnica]. Vê-se muito bem que diz ‘vai para casa’, disse ‘vai para casa’.»

As palavras do juiz, no jogo da Serie A a 28 de fevereiro, provocaram a fúria do técnico português e, depois, a expulsão. Mourinho foi condenado, em primeira instância, a dois jogos de suspensão e ao pagamento de uma multa de 10 mil euros, castigo entretanto suspenso, depois do recurso do treinador da Roma para o tribunal de apelo da federação italiana, que toma sexta-feira a decisão final.


Na sexta-feira passada, o tribunal de apelo da federação italiana suspendeu o castigo. José Mourinho alegou que o motivo da expulsão não ficou claro e que não tinha agido de forma provocatória, como se justificava no castigo de primeira instância, antes tinha reagido aos insultos do quarto árbitro.


«Foi ele que falhou, foi ele que falhou», contestou o treinador da Roma ainda no campo, justificando, em conferência de Imprensa, o comportamento: «Sou uma pessoa emotiva e, para reagir daquela forma, alguma coisa se passou. é injustificável a forma como fui tratado. Depois do jogo fui ao balneários [dos árbitros] e pedi-lhe que admitisse com honestidade as palavras que me dirigiu. Respondeu-me que não se lembrava. Mas é mentiroso.»


O tribunal de apelo teve acesso a vários testemunhos, áudios e análises de especialistas de leitura labial. Toma a decisão sobre o castigo sexta-feira. A imprensa italiana sugere que Marco Serra pode ficar sem arbitrar, pelo menos, até ao fim da época se for confirmado que insultou Mourinho.

Tags: