Espanha vence na Dinamarca, que terá de defender play-off na Sérvia
Alexander Bah e Morten Hjulmand foram titulares, já Samu não saiu do banco dos visitantes
A Espanha, detentora do troféu e já qualificada para os quartos de final, venceu a Dinamarca, em Copenhaga, por 2-1. Alexander Bah, lateral-direito do Benfica, e Morten Hjulmand, médio do Sporting, foram titulares no conjunto nórdico e jogaram os 90 minutos, porém quem acabou a sorrir foi o portista Samu Aghehowa, que assistiu do banco ao quarto triunfo da Roja em cinco encontros realizados no grupo 4 da Liga A da Liga das Nações.
Num jogo que começou com todos os pensamentos na calamidade de Valência e com um ambiente de gala nas bancadas do Parken, a seleção espanhola entrou muito forte e chegou ao primeiro golo no fim do primeiro quarto de hora.
Numa fase de pressão alta, a Roja recuperou a bola após uma precipitação do central Jannik Vestergaard, na sequência de um passe menos feliz de Joachim Andersen, e criou rapidamente a vantagem, com Ayoze Pérez a encontrar o movimento vertical de Mikel Oyarzabal, que controlou de forma muito hábil a bola e finalizou na perfeição diante do experiente Kasper Schmeichel.
Os dinamarqueses tentaram reagir, mas não conseguiram um único remate enquadrado no primeiro tempo. A percentagem de posse de bola também era, como é hábito, favorável aos visitantes, com Schmeichel a ter de mostrar atenção perante as iniciativas do ataque rival.
Na segunda parte, os homens de Brian Riemer conseguiram equilibrar a partida nos índices estatísticos, seja na posse de bola ou nos remates enquadrados, dando finalmente trabalho a David Raya.
No entanto, aos 58 minutos, foi o conjunto de Luis de la Fuente a dilatar a vantagem para dois golos. Ayoze Pérez passou das assistências aos remates certeiros, agora a passe de Dani Olmo. Excelente momento do médio ofensivo do Barcelona, que recebeu entre linhas e serviu de imediato a diagonal do extremo. Metro depois, já na grande área, o remate rasteiro, com o pé esquerdo, voltou a ultrapassar Schmeichel.
A confirmar a melhoria nos vikings, a Dinamarca reduziu, aos 84 minutos, por intermédio de Gustav Isaksen.
A Dinamarca tem agora dois pontos para gerir sobre a Sérvia, que visita na próxima segunda-feira em Leskovac, para decidir a vaga de acesso ao play-off. Já De la Fuente combinou a manter a Espanha em grande forma e estreou mais uma jovem promessa, o médio Marc Casadó.