Escândalo na Turquia: árbitra banida após divulgação de vídeo sexual

Escândalo na Turquia: árbitra banida após divulgação de vídeo sexual

Advogado da árbitra turca alega que vídeo foi criado por inteligência artificial «com intenções maliciosas e deliberadas»

Elif Karaarslan, árbitra turca de 24 anos, foi banida pela Federação Turca de Futebol (TFF) após ter sido revelado um vídeo íntimo no qual, alegadamente, aparece a praticar relações sexuais com Orhan Erdemir, antigo árbitro e observador de 61 anos.

Elif Karaarslan, árbitra turca de 24 anos. Foto: Instagram/elifkaraarslan_17

A TFF lançou uma rápida investigação sobre o assunto, após o vídeo tornar-se viral nas redes sociais, e optou por afastar ambos, de forma imediata.

Karaarslan nega as acusações e sugere que o vídeo seja produto de inteligência artificial. Os advogados da jovem árbitra anunciaram, entretanto, que a sua cliente é uma vítima, e que vão intentar uma ação judicial por causa da manipulação do vídeo.

«Terei um longo caminho legal pela frente, mas vou superar isto de maneira mais forte e robusta. Chorar, gritar e ficar triste não são coisas que eu faria. Não sou eu. Ficarei firme na minha causa até o fim. Sou apenas uma dos muitos que estão a ser prejudicados. Espero ser a última», disse a árbitra, em declarações ao jornal britânico The Sun.

O escândalo suscitou, paralelamente, o debate sobre os valores éticos e a utilização abusiva da tecnologia no futebol turco. Os peritos alertam para o facto de, com o desenvolvimento das tecnologias de manipulação digital, este tipo de incidentes poder vir a aumentar.