Duarte Gomes analisa arbitragem do Sporting-Rio Ave
Fase do Sporting-Rio Ave (Foto: JOSE SENA GOULÃO/EPA)

Duarte Gomes analisa arbitragem do Sporting-Rio Ave

NACIONAL25.09.202323:49

Especialista fala em critério disciplinar fraco por parte do juiz Cláudio Pereira

Cláudio Pereira foi nomeado para dirigir o Sporting-Rio Ave no Estádio Alvalade, em Lisboa. 

O árbitro aveirense tem qualidade e ontem esteve bem tecnicamente, mas cometeu alguns erros a nível disciplinar, um deles relevante e em co-responsabilidade com o seu VAR. 

Nota: antes do início do jogo, Joca lesionou-se no aquecimento. O regulamento de competições da Liga Portugal (Art.41°) permite que, caso isso aconteça, o atleta em questão possa ser substituído por um colega inscrito na ficha de jogo como suplente (e foi, por João Graça). Por sua vez, esse jogador pode ver um colega não inscrito ocupar o seu lugar no banco (não terá acontecido ontem). Tudo certo e bem resolvido pelo árbitro aveirense.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

8' Golo bem anulado ao Sporting, num lance de fora de jogo tão evidente in loco que poderia ter sido sancionado no imediato. O árbitro assistente entendeu deixar seguir até que Edwards marcasse, sem oposição da defesa e guarda-redes adversários. O mais importante? Decisão final correta. 

10' Paulinho estava em posição legal quando Morita lhe passou a bola. É justo realçar que o golo inaugural da partida teve mérito adicional de Cláudio Pereira, que no início do lance aplicou muito bem a vantagem, após carga ilegal de Patrick sobre Edwards.

18' Cláudio Pereira terá deduzido que Aderllan atingiu a nuca de Paulinho com o braço esquerdo e de forma antidesportiva (daí a advertência), mas a verdade é que, apesar de se apoiar em falta no atacante, o central do Rio Ave tocou-lhe com a própria cabeça e de forma involuntária. Cartão amarelo mal exibido. 

26' Segundo golo legal do Sporting, por intermédio de Edwards, após recuperação de bola em zona alta de Hjulmand. 

31' O árbitro aveirense precisava que o seu 4° árbitro o ajudasse a ver ação de Leonardo Ruiz (atingiu a cara de Pedro Gonçalves de forma antidesportiva, apenas para impedir a sua progressão), que não foi sancionada. O colombiano escapou assim à merecida advertência. 

37' Entrada fora de tempo de Edwards sobre Patrick William (carga deliberada). O árbitro demorou a assinalar a infração, mas ela existiu e foi bem punida.

46' Ruiz puxou a camisola de Paulinho a duas mãos, impedindo a sua progressão para zona prometedora. Viu bem o amarelo pelo gesto antidesportivo. 

48' Coates derrubou Fábio Ronaldo quando o adversário entrava em zona prometedora. Foi bem advertido. 

49' Na sequência da infração anterior de Coates, Ventura executou o pontapé-livre que foi finalizado com sucesso por Costinha. As dúvidas sobre a sua posição foram grandes, mas a tecnologia esclareceu. Golo bem anulado por fora de jogo. 

57' O árbitro equivocou-se ao advertir Fábio Ronaldo por simulação, porventura por entender que a mão de Diomande não impediu a sua progressão (o que foi verdade). Quem impediu foi Hjulmand, que esticou a perna esquerda e derrubou o jogador do Rio Ave, cortando ataque prometedor. A decisão correta seria exibir o amarelo ao médio dinamarquês e punir o Sporting com pontapé-livre junto à sua área. 

70' Desarme limpo (na bola) de Coates sobre Ruiz. Lance bem analisado na área do Sporting. 

73' Ukra sofreu toque de Pote, mas depois atingiu a perna de Nuno Santos com negligência. Amarelo bem mostrado.

76' Aderllan usou braço a mais para disputar a bola com Paulinho. O toque na cara pareceu mais encosto do que propriamente gesto antidesportivo, mas o risco de ver o segundo amarelo foi alto. Aceita-se como boa a gestão (sem cartão) feita pelo árbitro da partida.

90+2' Bruno Ventura teve logo a noção de que a sua infração podia valer-lhe o vermelho direto. E tinha razão. A entrada foi em salto, de sola bem levantada (acima do perímetro da bola) e atingiu a perna de Morita de forma tão evidente, que até a dobrou após o impacto. Risco de lesão altíssimo, lance para expulsão. Errou o árbitro e sobretudo o seu VAR.

90+4' Oportunidade de golo para o Sporting com Paulinho isolado, mas depois de partir de posição ilegal, bem assinalada pelo árbitro assistente. 

Nota 4: menos bem em termos disciplinares